Merendeiras trajanenses passam por capacitação

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Merendeiras das escolas da rede municipal  de ensino do município de Trajano de Moraes participaram nesta semana do curso SEGURANÇA NA ELABORAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÁVEL, desenvolvido pelo Sistema FIRJAN em parceria com o SEBRAE-RJ. Nessa capacitação as mesmas tiveram noções de higiene e qualidade nas manipulações dos alimentos, perigos físicos, químicos e biológicos nos alimentos, doenças de origem alimentar, métodos de conservação de alimentos, PNAE e política de segurança alimentar, combate ao desperdício de alimentos, alimentação e nutrição, grupos de alimentos e suas funções, desequilíbrio nutricional e suas conseqüências (obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares), estratégias para redução do consumo de açúcar, sal e gordura na alimentação escola, entre outras.

Esse curso faz parte do PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS com a finalidade de contribuir para o aumento da saúde das crianças e adolescentes e ao mesmo tempo impulsionar o desenvolvimento local, beneficiando os pequenos negócios.

Trajano de Moraes participa desse projeto concorrendo com mais quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro e com o objetivo de contribuir para a saúde das crianças e  jovens das unidades escolares través da promoção do desenvolvimento local e regional e da alimentação saudável beneficiando também os pequenos negócios.

“Não basta saber cozinhar, é preciso saber o que é mais saudável para nossas crianças evitando que as mesmas façam parte das estatísticas de crianças obesas, hipertensas, com diabetes e outras patologias advindas de uma alimentação incorreta. O governo Carlinhos Gomes abraçou a idéia e a Secretaria Municipal de Educação está operacionalizando-a junto com os parceiros SEBRAE, SESI, SENAI e isso nos deixa muito bem servidos em capacitações e qualificação.” Disse a secretária de Educação Rosseline Almeida Carvalho.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/merendeiras-trajanenses-passam-por-capacitacao/