MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL TRAÇAM ESTRATÉGIA SOBRE PERÍODO DE ESTIAGEM E RISCO DE INCÊNDIOS EM TRAJANO

POR DOUGLAS SMMITHY

Onde a fumaça, tem sinal de fogo! Devido ao período de estiagem a vegetação está extremamente seca, e com os ventos fortes pode haver uma perda de controle e o fogo se alastrarem para propriedades vizinhas, causando enormes prejuízos. Para tentar minimizar os impactos causados nessa época do ano, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes, se reuniram com a intenção de traçar e discutir estratégias de combate às queimadas. Participou do encontro o secretário Allan Santos de Souza, e o subsecretario Willian Castelani Avila e equipe.

Por isso as secretarias fazem alguns alertas: evite jogar pontas de cigarro no ambiente, não use fogo para limpar terrenos e pastagens, não queime seu lixo. Vale destacar que as queimadas podem se configurar crime ambiental e são proibidas. O ato é passível de multa e, se houver flagrante, quem ateia fogo pode responder criminalmente. A falta de chuva atrelada ao tempo seco e os ventos fortes tem acendido um alerta as autoridades em Trajano de Moraes.

“A Defesa Civil faz o alerta que devido ao intenso período de estiagem, altas temperaturas, bem como a baixa umidade relativa do ar, aumentam os riscos de incêndios florestais e em vegetação. O fogo não controlado em vegetação, em áreas naturais ou rurais, recebe o nome de incêndio florestal. Esses eventos causam a poluição do ar, além de trazer sérios prejuízos à natureza, fauna e flora são um risco a saúde pública”, comentou Willian Castelani.

Nessa época do ano a umidade relativa do ar não passa dos 40%. “Os reflexos na qualidade do ar atingem diretamente o meio ambiente e a saúde humana, com o crescimento de doenças como rinite, por exemplo. Muito comum na Zona Rural e utilizado para remoção de sujeiras, principalmente em terrenos baldios, o fogo não limpa corretamente o local e ainda é considerado um crime ambiental passível de multa.

“Além de causarem danos ao meio ambiente e à saúde, as queimadas agravam os problemas respiratórios, inclusive piorando quadros de Covid-19. Até outubro é ativada a fase vermelha no município, ou seja, momento em que as ações de combate ao fogo e de conscientização são priorizadas na gestão pública. Ao se deparar com queimadas solicitamos que denuncie entrando em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou com a Prefeitura pelos canais de atendimento da Ouvidoria de Trajano”, solicitou Allan dos Santos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/meio-ambiente-e-defesa-civil-tracam-estrategia-sobre-periodo-de-estiagem-e-risco-de-incendios-em-trajano/