MAIS DE 330 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA EM TRAJANO

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março, mais de 300 alunos do ensino fundamental da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, em Trajano de Moraes participaram de palestras. Na ocasião, o técnico em Meio Ambiente também formado em Engenheiro Ambiental e Sanitarista na Secretaria Municipal do Meio ambiente Thales Roberto Ouverney Riguette, explicou a importância da água para as atividades do dia a dia, além da responsabilidade do ser humano para a preservação da água.

“Atitudes simples como jogar lixo no local adequado, separar e dar destino correto ao óleo de cozinha, destinar corretamente as sobras de remédios, economizar água, tratamento adequado do esgoto e plantar árvores, especialmente na mata ciliar já colaboram para garantir água para a atual e futuras gerações,” enfatizou Thales.

A ação foi realizada com o objetivo de sensibilizar os alunos a respeito da importância de preservar, economizar e valorizar os recursos hídricos, destacar a importância da arborização urbana, demonstrar a função ambiental da árvore na melhoria da qualidade do meio ambiente e na manutenção das nascentes, e reforçar a idéia de que o equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água.

Para a diretora Fernanda Costa, sediar um evento como esse no Dia Mundial da Água é de grande relevância para crianças, famílias e escola. “A comunidade passa a conhecer o nosso trabalho, como essa campanha permanente de preservação da água, líquido que é precioso e essencial para a vida. Trabalhamos com os alunos, orientando para que tenham cuidados como fechar as torneiras após lavar as mãos, entre outras”, disse ela.

A palestra e oficina na escola Municipal Alfredo Lopes Martins, contabilizou ainda que o município já providenciou 38 filtros construídos e sobre o assunto cerca de 4 palestras foram realizadas na rede. “O objetivo deste trabalho é disseminar informações através de palestras em escolas como forma de estimular debates entre os diferentes atores sociais fomentando assim, discussões sobre as políticas públicas relacionadas aos usos múltiplos deste recurso”, observou o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/mais-de-330-alunos-da-rede-municipal-de-ensino-participam-de-palestra-sobre-o-dia-mundial-da-agua-em-trajano/