DEFESA CIVIL DE TRAJANO DE MORAES ATENDE CHAMADO DE EMERGÊNCIA NA RETIRADA DE ABELHAS

A Defesa Civil de Trajano de Moraes entrou em ação mais uma vez. Desta, no Centro da cidade, próximo a Rua Feliciano Sodré, esquina com a Avenida Castelo Branco. As abelhas estavam instaladas num brinquedo chamado de pula-pula. Vale lembrar que retirada de abelhas em áreas urbanas deve seguir orientação de uma equipe de profissionais preparada. Somente este ano, a secretaria municipal de Defesa Civil registrou algumas ocorrências, mas sem casos grave.

O calor é muito propício à formação de ninhos de abelhas e até mesmo marimbondos. Apesar de só atacarem quando provocados, estes insetos podem ser perigosos para crianças e animais. Se a pessoa for alérgica, uma picada pode ser fatal. Por isso, todo cuidado é pouco ao lidar com colônias de marimbondos e abelhas em casa. A secretaria municipal de Defesa Civil de Trajano de Moraes, entre outras atribuições, atende também a solicitação de moradores para a remoção de colônias e colmeias.

A Defesa Civil tem colaborado na retirada de colmeias de abelhas ou casas de marimbondos. A secretaria dispõe de agente especialmente treinado para estas ações, roupa especial e caixa de transporte para a remoção dos insetos da área urbana e encaminhá-los para uma área de mata reservada. Ao observar a presença de abelhas o morador deve manter a calma, evitar se mexer e chegar próximo, não usar roupas escuras e ter cuidado especial com as crianças e animais domésticos.

Se não existia nenhum foco de abelha anteriormente e, de repente, surge uma “nuvem de abelhas”, provavelmente elas estão de passagem procurando um novo lugar para se estabelecer. Neste caso, não há o que fazer, deve-se aguardar e ver se elas vão embora, o que normalmente acontece. Mas, caso haja uma colmeia, o morador deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (22) 2564-2314 ou em sua sede na Praça Nilo Peçanha – no Centro da cidade.

Fotos: Guarda Municipal e Defesa Civil de Trajano de Moraes

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-de-moraes-atende-chamado-de-emergencia-na-retirada-de-abelhas/