JOVENS DE TRAJANO DE MORAES VÃO SEDIAR SEGUNDA ETAPA DO CAMPEONATO DE TACO DE RUA DIA 18 DE AGOSTO COM APOIO DA PREFEITURA

Uma brincadeira de criança, mas que vai virar competição para duplas na cidade de Trajano de Moraes. Para muitos o esporte é conhecido como taco, mas para outros é chamado de bets. Mas o que importa mesmo é que o município vai receber no dia 18 de agosto uma competição da tradicional brincadeira de rua. A organização é por conta de Vitor Bertazzoni, com apoio da prefeitura de Trajano de Moraes, através da Coordenação de Esportes. As disputas serão todas no campo, no Centro.

De acordo com Vitor Bertazzoni, a idéia é que as partidas ocorram no Campo, por ser um local amplo e de fácil acesso. O espaço já conta com telas de proteção, onde as duplas de jogadores se enfrentarão para descobrir quem é o melhor jogador de taco da cidade. “Esse será o segundo ano que vamos fazer. Espero que seja novamente um sucesso. Quero agradecer aqui o apoio da prefeitura e o patrocínio do Point do Açaí. Espero que a garotada toda compareça no evento que promete mais uma vez ser um sucesso”, disse Vitor.

O evento tem o apoio e incentivo da gestão pública municipal. “Esse será o segundo torneio de taco em Trajano de Moraes. Para participar, os interessados devem apresentar na hora um taco com 5 centímetros de largura. O evento está marcado para começar às 8h, no Campo, no Centro da cidade. Quero aproveitar para agradecer o prefeito Rodrigo Viana e sua equipe pelo emprenho e comprometimento com a gente, e convidar a todos. O evento é gratuito”, destacou o coordenador de Esportes, Alex Pinheiro.

Mais uma vez o evento será gratuito e para todas as idades.  Desta vez a premiação será dada até a terceira colocação de cada categoria. “O jogo é tipicamente masculino, mas não impede que as meninas se arrisquem na brincadeira. Seu objetivo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, bola esta que tenta derrubar uma lata ou garrafa no lado do seu time. Enquanto que o adversário corre atrás da bola rebatida, a dupla que rebateu deve cruzar os betes (tacos), no centro do campo, indo em direção ao campo adversário e voltando ao seu”, explicou Bertazzoni.

Não são necessários muitos objetos para se jogar taco. “O material é simples: dois tacos de tamanho médio, dois alvos garrafas plásticas, latas de refrigerante ou pedaços de madeira apoiados em forma de tripé, tradicionalmente eram três ramos sem folhas de cerca de 30 cm, uma bola pequena de borracha (tênis ou frescobol) e giz para desenhar no chão. Os dois alvos são separadas por uma distância de 20 metros. Uma circunferência de 60 centímetros de diâmetro é desenhada em volta de cada alvo, formando a base”, ensinou ele.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/jovens-de-trajano-de-moraes-vao-sediar-segunda-etapa-do-campeonato-de-taco-de-rua-dia-18-de-agosto/