SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE TRAJANO TROCA MANILHAS E ABRE ESTRADAS PARA AJUDAR NO ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A gestão pública municipal de Trajano de Moraes desenvolve desde o ano passado com orientação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, um trabalho especial na área rural. Ao longo desses últimos meses, a Secretaria Municipal de Agricultura através das ações do secretário municipal Daniel Fagundes, vem realizando diversas ações visando facilitar o escoamento da produção agrícola do município. De acordo com ele as atividades consistem em reparos nas estradas vicinais, como melhoras nos acessos e trocas de manilhas.

A prefeitura oferece também ao pequeno, médio e grande produtor, apoio logístico com máquinas na abertura de estradas e de acessos antes difícil para os agricultores. Outras atividades como construção de pontes de acesso às localidades, limpeza e roçadas nas estradas, entre outras intervenções também acontecem neste período, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e Defesa Civil.

“Estamos realizando a troca de manilhas em algumas estradas onde a passagem do veículo se torna difícil por conta dos chamados pontos de lameiro. Nesses locais a gente abre com uma máquina e coloca a manilha bem no olho do problema, melhorando assim o acesso dos carros”, explicou Daniel Fagundes.

As necessidades são identificadas por meio de visitas técnicas e até mesmo de solicitações feitas pelos produtores rurais através do contato telefônico. “Essas ações são importantes, pois a região de Trajano tem solos que precisam receber melhorias contínuas. As trocas e ou até mesmo correções nas vias são necessárias, e esse era um problema que preocupava motoristas, pedestres e moradores que trafegam diariamente pela estrada”, disse.

Alguns locais estavam sofrendo assoreamento em dias de chuva e oferecia risco à passagem da população. Segundo o prefeito Rodrigo Viana, os trabalhos precisaram ser intensos, até mesmo para evitar algum problema futuro. “O segredo da boa trafegabilidade das estradas rurais é garantir que a água das chuvas, por exemplo, corra apenas nas margens e não na pista de rodagem”, ressaltou o prefeito.

Além disso, a secretaria também vem trabalhando na recuperação de acessos a ruas com limpeza e desobstrução. “A zona rural depende diretamente dessa logística com as estradas. Nosso trabalho de recuperação visa garantir acesso aos produtores e aos moradores das áreas rurais, como a serviços de saúde, escolas e mercados. Além de melhorar a entrada de insumos e saída de produtos dessas áreas, a recuperação das estradas também é uma forma de garantir mais qualidade de vida para quem mora nessas regiões, fortalecendo e aumentando a capacidade produtiva do campo”, acrescentou o prefeito Rodrigo

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-agricultura-de-trajano-troca-manilhas-e-abre-estradas-para-ajudar-no-escoamento-da-producao-agricola/