JAAS realizará mais uma edição do Prêmio JAAS de Arte e Cultura

O JAAS (Grupo de Amigos e Jovens Ativistas Sociais) realizará mais uma edição do Prêmio JAAS de Arte e Cultura. O prêmio consiste, além da promoção dos aspectos culturais do município, na valorização do cidadão trajanense e no estímulo das ações que honrem e elevem o nome do município para além das nossas fronteiras e tem seus vencedores definidos através de votação popular. Os finalistas do Prêmio JAAS de Arte e Cultura são escolhidos pela entidade organizadora.

A cerimônia de premiação está prevista para o próximo dia 14 de dezembro, no salão do antigo Fórum, em Visconde de Imbé e será aberto ao público.

O Prêmio JAAS de Arte e Cultura tem o apoio da Prefeitura de Trajano de Moraes, através do Departamento de Cultura.

 

Confira abaixo as categorias e os finalistas do Prêmio JAAS de Arte e Cultura 2013

 

Categoria: Gestão Pública Municipal

  • Secretaria Municipal de Assistência Social

– Secretária Rejane Gomes

Destacou-se pelos trabalhos realizados para com o povo trajanense, sobretudo em relação às camadas mais humildes da nossa sociedade, e os investimentos sociais voltados para a formação profissional e projetos artesanais como forma de incentivo ao melhoramento de renda familiar.

  • Secretaria Municipal de Defesa Civil

– Secretário Ismael Vinícius Domingues

Destacou-se pela modernização da Guarda Municipal e a estruturação da equipe de apoio e o pronto atendimento as emergências que solicitado; e ao desempenho nas ações de proteção social e de circunstâncias de riscos.

  • Secretaria Municipal de Obras

– Secretário Luiz Augusto Coelho Felmam

Destacou-se pelo trabalho e na atuação exemplar voltado para a modernização de diversas áreas urbanas, calçamentos de ruas, pavimentações de estradas e pelo investimento em adequações pela acessibilidade urbana.

  • Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

– Secretária  Rosseline Almeida de Carvalho

Destacado pela excelência nas ações educativas, adequações e estruturações dos setores instituídos; viabilidade de transportes dos alunos; e outros destaques desempenhados referido a departamentos ligados a esta secretaria.

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente

– Secretário Dr Dimas Felix

Destacado pela proposta de adequação das políticas sócio-ambientais; reestruturação da secretaria municipal.

 

Categoria: Melhor Evento Cultura

  • A Paixão de Cristo (Encenação Teatral)

A paixão de Cristo é um evento que primordialmente católico, entretanto o grupo de atores que atuam na peça indefere da prioridade religiosa, e a sua realização é uma contemplação celebrada pela Semana Santa encenada na história cristã da passagem de Jesus até sua crucificação. O evento teatral aconteceu neste ano na quadra do CIEP 279, que recebeu um grande público da localidade e das cidades vizinhas.

  • Canta Ponte Nova (Encontro de Cantores Gospel)

O evento que se destaca é uma celebração gospel organizado pela Igreja Batista – (Pastor Edson Nascimento Silva) – de Ponte Nova, que reuniu vários cantores e Bandas Gospel em um único encontro de evangelização. A realização deste evento, além de seu favorecimento evangelizador, promove a sociabilidade e a integração sócio-cultural em principal aos jovens da municipalidade e região. Este evento tem sua edição anual, e recebe um grande público evangélico e outros para sua celebração.

  • 1º Encontro de Slackline (Encontro esportivo)

O primeiro encontro de Slackline de Trajano de Moraes trouxe para a cidade uma nova proposta de interação entre os jovens. O evento realizado na Praça Nilo Peçanha mostrou a importância do esporte como ferramenta de estímulos e para com a socialização. Esse encontro sócio-esportivo não só nos deu a oportunidade de conhecimento da nova modalidade do esporte como mostrou a capacidade da integração e inserção dos indivíduos para a sociedade. O encontro de Slackline que acontecido neste ano na nossa cidade foi um marco por denominar uma nova proposta de entretenimento sócio-esportivo para toda a região serrana.

 

Categoria: Melhor Projeto Escolar

  • Projeto História Viva – Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva

O projeto História Viva – em comemoração aos 122 anos de Emancipação Político e Administrativo de Trajano de Moraes – foi realizado pelo Colégio Maria Marina Pinto Silva, que contou a história do município de Trajano de Moraes e seus principais fatos da influência da emancipação municipal, sendo apresentado de forma contada pelos alunos, que reportaram sobre os prédios e obras que marcaram o surgimento da nossa cidade e sua economia da época. Tais conhecimentos foram adquiridos através de estudo de pesquisas baseados nos livros, registros históricos e fotografias. E que serviu para focar a importância em o reconhecimento da nossa história como base de aprendizado e ensino escolar.

  • Projeto Sala de Leitura – Escola Estadual Maria Mendonça

O projeto Literário realizado na Escola de Maria Mendonça foi uma grande proposta de incentivo e gosto pela literatura, que teve em sua apresentação os contos de histórias infantis e o lançamento do Livro Infantil da escritora Mariana R. Silva Bucki – “As aventuras de Zandor”. O projeto recebeu ainda o escritor Lohan Lage Piginone  e a escritora e contadora de História Laila Massena, que contos historinhas infantis para os grupos de alunos e discutiu sobre importância da literatura e o estimulo pela prática leitura.

  • Projeto Feira de Ciências – Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva

O Projeto da Feira de Ciências realizado neste ano pelo Colégio Maria Marina foi um grande sucesso, tanto nas apresentações dos trabalhos como na visitação do público. A feira que durou três dias de apresentação, mostrou uma variedade de coisas abrangidos nos conhecimentos da física, química, engenharia civil e elétrica, e muito outros. A feira recriou ainda um planetário, um aquário, e referendou o período da escravatura e as obras e composições e Vinicius de Moraes.

 

Categoria: Melhor Esportista

  • Ernani Gonçalves – Popo DH (Piloto de Downhill)

Ernani Gonçalves – o Popo DH, que se consagrou Campeão Estadual no ano passado da categoria Rígida da modalidade esportiva, teve esse ano um maior destaque na principal categoria de competição de Downhill chegando a estar em segundo no ranking da sua categoria de competição estadual quando faltavam apenas duas corridas para o fim do campeonato estadual. Mas a sua carreira foi parcialmente interrompida por ter se acidentado em uma etapa da competição nacional sediado na pista do Frade – distrito de Macaé, quando tentava baixar seu tempo de prova em alguns segundos. Mesmo com o acidente o Popo DH esteve entre os 5 (cinco) a marcarem os melhores tempos da pista daquela competição.

  • Jeferson Bardasson de Castro – Dudú (Piloto de Downhill)

O esportista Jeferson– o Dudú venceu a corrida de Downhill que valido pela ultima etapa do Estadual da competição que acorreu em Trajano de Moraes, em outubro. Dudú esteve no primeiro lugar no pódio da categoria Rígida e foi muito exaltado por competir com uma bicicleta inferior aos outros competidores.

  • Polyana Gonçalves  (Esportista de xadrez)

A esportista Polyana Gonçalves esteve recentemente nas olimpíadas escolares nacional atuando pela seleção de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, e para essa conquista ela conseguiu sua classificação nas olimpíadas escolares estadual após uma gloriosa competição entre alunos das várias escolas estaduais.

 

Categoria: Destaque Musical

  • Carolina André Costa

A cantora Carol, como conhecida pela sociedade, gravou seu primeiro CD católico independente, e tem se destacado também nas apresentações musicais de MPB que em apresentações junto com o instrumentista Renan André.

  • Barbara Tonassi

A jovem Barbara é cantora de vós e violão que tem se apresentado na praça junto aos amigos, e recentemente fez sua primeira apresentação de palco na festa da Associação de Moradores em Sodrelândia, onde mostrou seu potencial para a música. Suas apresentações ao público é voltado para o repertório gospel, mas seu talento permite uma vocação eclética da musicalidade nacional e internacional.

  • Forró Kizuê

A banda Forró Kizuê vem se apresentando nas festas distritais do município e em casa de shows da região. Após um curto tempo de reestruturação, este ano a banda voltou a fazer seus shows e tem oferecido muita diversão para os amantes do forró com um show bem contagiante.

 

Categoria: Personalidade do ano

  • Luiz Augusto Coelho Felmam

Atualmente Secretário de Obras, a personalidade em destaque, Sr Luiz Augusto Coelho Felmam, socialmente conhecido como Guto, provou que o trabalho voltado para o bem social independe dos interesses beneficiário ou promocional, e nos mostrou que seu grande propósito de trabalho é o da política social, do bem comum a todo sociedade por um direito da cidadania. A prova disso foi observada pela dedicação no trabalho e as proposta de investimentos em obras por melhoria cidade e as discussões das necessidades voltadas para cada localidade, de forma aberta, transparente e participativa.

  • Nilton Cesar Riguetti

O professor Nilton Cesar Riguetti mais uma vez provou seu trabalho em apoio a sociedade, em principal aos alunos e jovens do quarto distrito, localidade de Maria Mendonça, que através dos projetos que realizados no ano destacamos mais uma vez o sucesso do xadrez que levou para olimpíadas escolares uma competidora da localidade para a competição nacional. E que ainda, com méritos, o professor foi mais uma vez convocado para a comissão técnica de Xadrez da Seleção Estadual do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Escolares ocorrido no mês passado.

  • Lohan Lage Pignone

O jovem professor Lohan Lage Pignone, que também é escritor Poético, elevou seu destaque na sociedade por ser um dos organizadores do movimento cívico denominado “Vem Pra Rua Trajano”, que foi a realização de uma passeata pública em protestos por melhorias na municipalidade. E ainda organizou mais uma vez com sucesso a realização do concurso de poesia através de um blog “Autores S/A”, tendo participado escritores de outros países no concurso. E, outro destaque do jovem no ano foi a realização do projeto “S-O-L-E-T-R-A-N-D-O”, que contou com a participação de 8 escolas inscritos na participação no projeto.

 

Texto: JAAS

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/jaas-realizara-mais-uma-edicao-do-premio-jaas-de-arte-e-cultura/

Pular para o conteúdo