Final do “Soletrando Trajano de Moraes” anima e emociona jovens trajanenses

No último dia 06 de dezembro, na E. Mz. Alfredo Lopes Martins, foi concretizado um projeto pioneiro na área da educação trajanense e regional: o “Soletrando Trajano de Moraes – Homenagem a Vinicius de Moraes”. Organizado pelo professor e poeta Lohan Lage Pignone, 24, o projeto teve início no mês de agosto, com as primeiras seletivas internas, e foi baseado na obra de Vinicius de Moraes.

As escolas participantes acompanharam seus representantes na culminância deste evento e ainda trouxeram um bom número de alunos, a fim de que pudessem torcer de perto pelos seus respectivos colegas. Mais de 200 pessoas, em sua maioria crianças e jovens, lotaram o auditório do colégio. “Os jovens seguravam faixas, gritavam e aplaudiam quando o representante deles acertava a soletração de uma palavra. Foi bonita a interação com o público”, exaltou Lohan.

Vinda de Nova Friburgo diretamente para a grande final, a escritora e tradutora Ana Beatriz Manier foi convidada para ser a oradora oficial do Soletrando. “Adorei ter participado do evento. Ver o cuidado com que tudo foi planejado, o interesse e a seriedade dos alunos participantes. Estão todos de parabéns. Minha vontade era premiar todos. E o meu prêmio foi ter estado aí com vocês”, disse a autora do livro “Astrobeijo” (Ed. Cubzac).

O evento ainda contou com apresentações musicais, interpretadas pelo próprio Lohan, pela estudante Bárbara Tonassi e pela professora Marise Mello. Entre as canções, o maior clássico do poetinha, “Garota de Ipanema”. Para animar a galera, um grupo de quatro alunos do colégio CIEP 279 apresentou uma dança, ao som de “Todo mundo aperta o play”.

A premiação dos alunos consistiu em tablets, livros e medalhas. Às escolas vencedoras, troféus. O evento foi realizado por Lohan e por Fábio Rodrigues, da TV JAAS, e patrocinado pelo Supermercado Trajanense, Bar do Fernando e Rigoto Autocenter. Teve, ainda, grande apoio do Depto. de Cultura de Trajano de Moraes, da Gráfica Neves e Neves, das padarias Brasileira e Mania de Pão, do Açougue Central e do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva. “Quero agradecer imensamente aos comerciantes, professores, enfim, a todas as pessoas que estiveram envolvidas neste projeto. Sem elas, não seria possível realizá-lo, por maior que fosse a boa vontade”, reconhece Lohan.

Os vencedores das três categorias em questão foram:

1º Categoria (6º/7º anos)

1º lugar: Delma da Silveira Dias, da turma 601 (Representante do Colégio Estadual Dr. Elias);

2º lugar: João Vitor Nascimento Lemos, da turma 701 (Representante do C. E. Maria Marina Pinto Silva).

2º Categoria (8º/9º anos)

1º lugar: Tainara da Motta, da turma 901 (Representante do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva);

2º lugar: Mariane Marini Pereira, da turma 901 (Representante do Colégio Municipal Fazenda do Buraco).

3º Categoria (Ensino Médio)

1º lugar: Juliana Medeiros Cosme, da turma 2001 (Representante do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva);

2º lugar: Larissa Santos da Silva Mello, da turma 2002 (Representante do CIEP 279 – Prof. Guiomar Gonçalves Neves).

Lohan acredita que este tipo de competição foi e pode ser, caso venha a ser realizada outras vezes, bastante benéfica para os alunos envolvidos, uma vez que, muito mais do que premiação material, foi assimilado um conhecimento especial. “O Soletrando pode ser encarado como uma brincadeira, a qual poderá diminuir significativamente os índices de erros gramaticais, aumentar o vocabulário dos jovens e de quebra apresentar grandes obras da literatura”.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/final-do-soletrando-trajano-de-moraes-anima-e-emociona-jovens-trajanenses/