Iniciado projeto Turismo Rural em Trajano de Moraes

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Foi inaugurado no dia 6 de Dezembro, na Fazenda Olaria, na região do interior de Barra dos Passos no município de Trajano de Moraes, o esperado projeto Turismo Rural. O evento faz parte da parceria dos proprietários, com a prefeitura trajanense e o Sebrae, este que capacitou e direcionou todas as ações dos participantes.

Todo processo iniciou há quase dois anos numa reunião no prédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Visconde de Imbé, quando foi apresentado às consultoras do Sebrae das intenções das propriedades em participar do importante projeto de turismo. Daí então, reuniões periódicas foram realizadas e com capacitações dos moradores e demais interessados, hoje o município começa a ser divulgado com inédita ação de geração de renda e empregos.

Durante a inauguração, estiveram na grande Fazenda Olaria, políticos, empresários, profissionais em diversas áreas, imprensa regional e grande número de moradores que aplaudiram e apoiaram os membros da Família Moraes pela iniciativa de preservar o rico patrimônio histórico e a natureza exuberante da região. Além das representantes do Sebrae como: Márcia Bittencourt, Carla Vieira, Janimary, Taíssa Araújo.

O responsável da fazenda, que guarda uma emocionante história do ciclo do café, Claudio Moraes, disse que a intenção da sua família com o projeto inaugurado era de preservar toda a propriedade que mede aproximadamente 500 alqueires em terras e com a união dos funcionários, moradores das comunidades vizinhas e demais participantes como a Fazenda Santa Iria, Coqueiro e demais interessados, iriam fomentar a região com o Turismo Rural.

Ainda em suas explicações, Claudio disse que os  visitantes na sua fazenda, terão contatos diretos com a natureza, poderão pescar, realizar caminhadas ecológicas, conhecer toda história do café em nossa região e ainda desfrutar de deliciosos doces e comidas preparadas pelas capacitadas cozinheiras profissionais que estarão a disposição de todos os interessados de um passeio ecológico.

Participaram da inauguração, o prefeito Carlinhos e esposa Rejane Gomes, o vice prefeito Omair Diniz e esposa Ada Sereno, vereadores Helio Luiz e Jorginho Diniz, a secretária de Educação Rosseline Almeida de Carvalho e do Ambiente Dr. Dimas Félix, o coordenador de Cultura Weber Gomes e família, e diversos empresários como Coquinha da Riedy, Rogério Esteves e esposa Adriane Werneck (RM PNEUS), Gilberto Sader, Bianca Shuab, Patrícia Gouvêa, Ângela responsável pelo Hotel Trajano de Moraes, além do vice presidente da Cooperativa de MacucoTadeu Erthal e o secretário de Educação do município de Santa Maria Madalena, Nestor Lopes. Registramos também a presença dos membros da Emater local Jorge Gil, José de Castro, Renata Haiser,  Roberto e Vanessa Lage, procurador da câmara trajanense Dr. Victor Kamel, além da imprensa regional representada pelo Jornal Gazeta, Mult TV, A Voz da Serra, Rádio 94 FM e Jornal da Região.

Durante ainda na tarde do último sábado, com a presença de grande número dos membros da família Moraes, como o ex-prefeito João de Moraes e D. Leda, aconteceu uma espetacular apresentação da Guarda Ambiental Mirim, através do comando de Dimas Félix e demais agentes e foi também inaugurado um museu que conta toda a história do passado da Fazenda Olaria em Trajano de Moraes e que serviu de marco inaugural do projeto Turismo Rural na região Serrana /Norte do estado do Rio de janeiro.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/iniciado-projeto-turismo-rural-em-trajano-de-moraes/