INEA promoveu Consulta Pública para a criação da Floresta Estadual José Zago em Trajano de Moraes

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA)  realizou no último dia 21 de outubro, em Trajano de Moraes, uma consulta pública para a criação da Floresta Estadual José Zago. Sendo assim a primeira unidade de conservação deste tipo a ser criada pelo governo estadual e vai ocupar a área do atual Horto Florestal de Trajano de Moraes.

De acordo com a legislação ambiental, a Floresta Estadual é uma unidade de conservação de uso sustentável, com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, que tem como objetivo básico o uso múltiplo dos recursos florestais, com ênfase em métodos de exploração de florestas nativas baseados em critérios de sustentabilidade, e a pesquisa científica.

A criação da unidade vai aliar o fortalecimento das atividades que já ocorrem no Horto Florestal de Trajano de Moraes – conservação da biodiversidade, restauração florestal, produção de mudas, pesquisa científica, educação ambiental e lazer -, a um manejo florestal sustentável planejado, à exploração do potencial da área como unidade produtora de sementes de espécies florestais nativas e ao desenvolvimento do turismo.

A denominação da Floresta Estadual homenageia o ex-chefe do Horto Florestal, atualmente aposentado José Zago que começou a trabalhar no horto em 1977, assumiu a chefia em 1988 e permaneceu no cargo até se aposentar, em 2008. Durante sua gestão, além de um importante trabalho de reflorestamento, também foram realizadas várias obras de melhoria que transformaram o horto num dos mais produtivos do estado.

A consulta pública  foi realizada , no auditório da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes, na Praça Waldemar Magalhães,teve a presença do grupo político do prefeito Carlinhos Gomes, sua esposa e primeira dama Rejane Gomes, os vereadores Celso Bechara e Hélio Luiz e também foi registrado a presença de membros da família Zago apoiando a grande conquista inédita para Trajano de Moraes e técnicos do INEA que através de slides apresentaram os objetivos para a criação do Parque Estadual José Zago.

E vale ressaltar que durante a apresentação da proposta todos aplaudiram as iniciativas do Governo do Estado e também puderam saber que há tempos atrás o prefeito Carlinhos Gomes deu o primeiro passo em conservação e melhorias do Horto Florestal, onde trouxe para o local a participação do INEA com a limpeza e ampliação do lago que no passado servia de lazer as famílias de Trajano de Moraes. “Nossa intenção é dar continuidade aos trabalhos de limpeza iniciados e agora com a criação deste grande projeto do Governo do Estado, sinto que nossos sonhos serão realizados mais rapidamente.” Analisou o chefe do executivo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/inea-promoveu-consulta-publica-para-a-criacao-da-floresta-estadual-jose-zago-em-trajano-de-moraes/