GUARDA MUNICIPAL E DEFESA CIVIL DE TRAJANO ALERTAM SOBRE ANIMAIS SOLTOS A BEIRA DAS RODOVIAS

Deixar cavalos e bois na rua ou a beira de rodovias é crime e situação pode causar graves acidentes. Em Trajano de Moraes, a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes, a Guarda Municipal e a Defesa Civil trabalham juntas para coibir esse tipo de transtorno. Animais de grande porte, geralmente equinos, são fáceis de serem vistos soltos pelas ruas e rodovias de Trajano de Moraes, e aumentam cada vez mais a insegurança de motoristas e pedestres, que frequentemente são surpreendidos por eles durante o seu trajeto.

A Guarda Municipal e a Defesa Civil têm trabalhado para coibir esse tipo de perigo. Os casos se tornam também uma preocupação aos condutores, e uma tarefa aos responsáveis pela gestão pública municipal. Vale destacar que essas ocorrências não se restringem apenas às áreas rurais, que geralmente já são sinalizadas e a prática de animais soltos se tornou uma atividade comum. A presença deles está se tornando corriqueira também nas áreas urbanas, e ou às margens das rodovias. Se a reação dos animais já é imprevisível, a de quem está no volante ou pilotando uma motocicleta, deve ser redobrada.

E as consequências da presença desses animais na pista são perigosas, pois, além dos atropelamentos, a colisão inesperada de animais com veículos em velocidade pode resultar em graves acidentes. A Guarda Municipal, e a Defesa Civil têm intensificado a fiscalização em vários locais. Por isso, vale destacar que os motoristas que trafegam nesses locais devem redobrar a atenção.

A orientação dos agentes é que a primeira coisa que se deve fazer, nesses casos, tanto em áreas rurais quanto em urbanas, é, assim que o condutor perceber a presença de animais na pista, reduzir a velocidade do veículo, a fim de evitar uma colisão, e sinalizar para os demais veículos na via. A Guarda Municipal, e a Defesa Civil orientam a não buzinar nem utilizar luz alta no farol do veículo, para não assustar o animal.

As denúncias sobre animais soltos poderão ser feitas para a Guarda Municipal e ou Defesa Civil pelo telefone (22) 2564-2314. “Pretendemos fazer uma campanha educativa. A campanha deverá incluir a distribuição de folhetos explicativos para alertar sobre os perigos que os animais representam na pista, além de informar os procedimentos necessários para minimizar os riscos de acidentes”, disse o secretário municipal de Defesa Civil, Egmar Pecly Neto.

Ele destacou ainda a importância da Guarda Municipal e Defesa Civil para a realização desta ação. “Estamos trabalhando fortemente em relação aos animais soltos nas vias. Essa parceria é muito importante em todas as ações envolvendo o trânsito e os animais, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Nosso dever é conscientizar os proprietários e os motoristas, para que tenham consciência na hora da condução do veículo e desviar, evitando colisões”, concluiu Neto.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/guarda-municipal-e-defesa-civil-de-trajano-alertam-sobre-animais-soltos-a-beira-das-rodovias-2/