Forte chuva atingiu Trajano de Moraes e região

Na noite de segunda para terça-feira (12 e 13 novembro), a cidade de Trajano de Moraes foi surpreendida por uma grande enxurrada, pegando assim os moradores de surpresa. A forte chuva se prolongou até o início da tarde. Diante dos fatos e dos estragos, muitas casas foram invadidas pelas águas fluviais, deixando moradores assustados e o estado de alerta máximo foi determinado pela Defesa Civil municipal em todas as áreas do município.

A forte chuva atingiu também outros municípios da região serrana, como Santa Maria Madalena e Nova Friburgo. No município de Trajano de Moraes, as localidades mais atingidas foram Trajano, Visconde, Barra dos Passos e Sodrelândia. Em Trajano os casos mais graves foram de alagamentos nas casas próximas ao rio que corta a cidade desde o bairro Nova Esperança, passando pelo bairro Represa, Centro e Brasília. Também houve registros de quedas de barreiras nos principais trechos da cidade. O mesmo aconteceu em Barra dos Passos e Sodrelândia, onde as casas mais próximas do rio foram alagadas. Em Sodrelândia houve registro ainda de queda de duas pontes.

De acordo com o levantamento oficial do Secretário de Defesa Civil do município, Paulo Sérgio Ferreira, até o momento foi registrado a seguinte situação: no 1º Distrito foram registrados 120 desalojados, no 2º Distrito 104 desalojados e no 5º Distrito 8 desalojados, totalizando assim 232 pessoas que diretamente sofreram com a grande quantidade de chuva que registrou 119mm em menos de 12 horas.

O Prefeito Carlinhos Gomes, o Secretário de Defesa Civil, Paulo Sergio Ferreira, e o colaborador voluntário Philip estão reunidos com autoridades do Governo do Estado para fazerem o levantamento dos prejuízos, estudar a forma de melhor atenderem as emergências e para buscarem recursos para o município.

Encontram-se no município o Ten. Cel. Douglas – Diretor do DGDEC, o Major Pitaluga – Diretor da REDEC 2, o Cel. Souza Viana – Comandante do 2º Comando de Bombeiro de Área, e o Major Werner – Diretor do Departamento  de Resposta e Recuperação do DGDEC e Ten. Cel. Cristiano – Assessor do Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a Defesa Civil municipal, os desabrigados seguiram para casas de parentes e não há registro de feridos. Até o momento, apenas um homem de Visconde de Imbé encontra-se desaparecido. Segundo moradores locais, ele foi arrastado pela correnteza.

Segundo a previsão do tempo, essa semana terá chuva moderada, e requer atenção de todos os moradores. O estado de alerta continua no município.

Por Danilo Ramalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/forte-chuva-atingiu-trajano-regiao/