FEIRA LITERÁRIA DE TRAJANO TERÁ DOIS DIAS DE MUITA LEITURA, DIVERSÃO E APRENDIZAGEM COM A AUTORA ROSEANA MURRAY

As crianças da rede municipal de ensino vão protagonizar um grande espetáculo na abertura de mais uma Feira Literária de Trajano de Moraes. A expectativa dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, é que todos cantem e dancem e juntos celebrem com arte a obra da escritora Roseana Murray, grande homenageada do evento, este ano. As atividades estão programadas para acontecer na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade, durante sexta (20) e sábado (21).

Roseana Murray é autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. “Ela é graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J (por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Tenho certeza que terá muito a acrescentar a educação de nossas crianças”, disse o secretário municipal de Educação e Cultura, Eliandro Garcia (Sassá).

A autora já recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J. Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário. Ela também faz palestras sobre a Formação do Leitor e já tem cerca de cem livros publicados.

Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro dia 27 de Dezembro de 1950, é formada em Língua Portuguesa e Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy. Começou a escrever poesia para crianças em 1980, com o livro “Fardo de Carinho”, influência direta de “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles.  A autora começou a escrever com 27 anos, afirma ainda que não escrevesse diretamente para crianças, mas de certa forma foi a criança que se identificou com seus poemas. O Livro-Concerto Caixinha de Música é um Concerto interativo.

Guga Murray com seu violão constrói junto com a platéia instalações musicais e canções. E os poemas do livro Caixinha de Música, em parceria com a poeta Roseana Murray, projetados numa tela, vão se desdobrando, adquirindo novas formas e leituras e como pássaros, voam junto com o público.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/feira-literaria-de-trajano-teradois-dias-de-muita-leitura-diversao-e-aprendizagem-com-a-autora-roseana-murray/