FARMÁCIAS EM TRAJANO DE MORAES RECEBEM FISCALIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A ação aconteceu nas farmácias de Trajano de Moraes, com aval da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo, de acordo com o coordenador de Vigilância e Saúde, Saulo Pacheco, é fazer com que os serviços autuados pela Vigilância Sanitária, mesmo no período de Pandemia Covid-19, não parem. Nos locais, o agente e fiscal Luiz Danetra, e o farmacêutico Marlon Pinheiro, verificaram junto aos responsáveis dúvidas e serviços oferecidos. Informações também foram solicitadas para concluir as ações.

Segundo Saulo Pacheco, o serviço do profissional da Vigilância Sanitária no município é importante para a identificação dos riscos sanitários, que podem acontecer nos locais de atuação do farmacêutico, como é o caso das farmácias, e outros. “O serviço não se limita só a Covid-19. A coordenação continua fazendo as ações de fiscalização sanitária em farmácia e comércios. O Farmacêutico é de suma importância na fiscalização de serviços de saúde e medicamentos. Nosso trabalho segue um cronograma”, explica.

Vale lembrar que a Vigilância Sanitária é a expressão material da regulação sanitária do município. “Aqui em Trajano de Moraes, a vigilância atua na regulamentação, controle e fiscalização de práticas e atividades, com a finalidade de realizar o interesse público de proteção da saúde da população. Desta forma os profissionais produzem efeitos também sobre o desenvolvimento social e econômico, na medida em que busca estabelecer relações éticas entre a produção e o consumo de bens e serviços na cidade”, destacou Saulo Pacheco.

Na prática, a Vigilância e Saúde tem produzido ações consideradas importantes ao município. “Nossa equipe traduz-se no conjunto de ações realizadas com o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde coletiva. Desta forma ela intervém em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde num todo. Quero agradecer aqui o apoio do prefeito Rodrigo Viana, e do secretário municipal da pasta, Juninho Azevedo”, agradeceu o coordenador.

Por se tratar de atividade exclusiva atuar em Trajano de Moraes e na zona rural, tem sido uma ação imprescindível, uma vez que a ação de Vigilância Sanitária em casos específicos como é o da Pandemia Covid-19, requer o exercício administrativo até mesmo do poder de polícia. “Nossos serviços têm sido importantes neste controle. Ações de controle sanitário sobre bens de consumo e serviços têm tido ímpar neste momento”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/farmacias-em-trajano-de-moraes-recebem-fiscalizacao-da-vigilancia-sanitaria/