EQUIPE DO POSTO DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MARIA MENDONÇA REALIZA AÇÃO PARA HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

Fazer o bem sem olhar a quem! Com essa premissa a equipe de profissionais do Posto de Saúde da Família – PSF da localidade de Maria Mendonça, em Trajano de Moraes, preparou um dia inteiro de ação em prol dos hipertensos e diabéticos. No local, atividades e ações variadas para esclarecer como conviver com esses problemas diariamente.

Em Maria Mendonça, o encontro teve como objetivo alertar as pessoas sobre os benefícios da alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos na prevenção de doenças, além de trabalhar os aspectos emocionais dos pacientes, por meio de apoio psicológico. A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus acometem mais de 5% da população acima dos 40 anos no Brasil.

As doenças cardiovasculares e as complicações advindas delas são importantes causas de morbimortalidade. Durante a ação no PSF foram realizadas palestras com a enfermeira Renata e a médica Yamaris, sobre vida saudável e controle das doenças. Participaram das atividades os Agentes de Saúde, que recepcionaram os pacientes, para realização de aferição arterial e aferição de glicemia.

As ações tiveram orientação da Técnica de Enfermagem Camila. Também maçou presença no evento o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves, a coordenadora em Atenção Básica e de Vigilância em Saúde do município. “Toda equipe da Unidade esteve mobilizada para este dia. Estava tudo muito organizado. Parabéns a cada participante. As ações foram muito bem elaboradas pela equipe”, avaliou o secretário municipal de Saúde Lucas Esteves.

Ainda de acordo com ele objetivo do evento foi proporcionar informação e ações para garantir mais qualidade de vida a essas pessoas. “Vale ressaltar que, para a prevenção e o controle dessas doenças, é preciso manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, regularmente. As ações fazem parte de uma melhoria na qualidade de vida dos hipertensos e diabéticos do município”, concluiu Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/equipe-do-posto-de-saude-da-familia-de-maria-mendonca-realiza-acao-para-hipertensos-e-diabeticos/