ENERGIA PARA LER ENCERRA APRESENTAÇÕES COM A PRESENÇA DO PREFEITO RODRIGO VIANA E DO VICE MATIAS MENDES

FOTOS: DANIEL IGNÁCIO E DOUGLAS SMMITHY

POR DOUGLAS SMMITHY

Um encerramento com muitos aplausos e emoção a flor da pele! Assim culminaram os cinco dias do Festival Literário Energia Para Ler em Trajano de Moraes. Com o despertar: Dias que não deixaremos para trás, o evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Viana, do vice Matias Mendes, da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, secretários, vereadores e do publico que compareceu em massa. O evento ofereceu ao público um movimento artístico e educacional, com teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros, shows musicais e uma grande biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda.

A programação contou ainda com a presença de artistas locais e personalidades do cenário artístico nacional como o ator Ricky Tavares que está no ar na novela Além da Ilusão, da TV Globo; a ginasta Daniele Hypólito, além da a atriz e cantora Letícia Soares, vencedora do 7º Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria “melhor atriz em teatro musical” por “A Cor Púrpura”.

No último dia do evento, um Simpósio de Educação e Cultura encerrou a programação com a distribuição de  kits literários para alunos e professores das redes municipais. “O Simpósio fechou a programação com chave de ouro, porque durante a apresentação discutimos a implementação de políticas públicas para fomento à formação do leitor. Foi um momento de troca e a nossa e tenho certeza que este momento serviu para incentivar os profissionais da educação a despertarem o amor e o gosto da leitura nos alunos desde cedo”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

O tradicional concurso “Luzes da Cidade” premiou alunos da rede pública e comemorou o bicentenário da independência do Brasil, além de enaltecer a sustentabilidade e o empreendedorismo. Os participantes concorreram na modalidade desenho (o livro que mais amei), poesia (eu cuido do meio ambiente) e audiovisual (economia circular: mãos que transformam), através do site do projeto www.energiaparaler.com.br que tem três eixos: leitura, sustentabilidade e cidadania. Os vencedores dos melhores projetos serão premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares.

O Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel. Toda programação está disponível no site do Festival e nas redes sociais da Motivos Produções.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/energia-para-ler-encerra-apresentacoes-com-a-presenca-do-prefeito-rodrigo-viana-e-do-vice-matias-mendes/