EM TRAJANO, SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, TURISMO E OBRAS INSTALAM PLACAS EM CACHOEIRAS E EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Com o objetivo de alertar sobre os riscos existentes em cachoeiras e em áreas de preservação ambiental, a prefeitura de Trajano de Moraes, a pedido do prefeito Rodrigo Viana começou a instalar várias placas de sinalização com nome referência das cachoeiras do município. A ação tem iniciativa e parceria da secretaria municipal do Meio Ambiente, secretaria municipal de Turismo, e apoio da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos. Neste primeiro momento foram colocadas as placas indicando o nome das cachoeiras. A queda da Cachoeira da Amorosa, por exemplo, faz divisa com o município de Trajano de Moraes, santa Maria Madalena e Conceição de Macabu.

“O prefeito Rodrigo Viana pediu que fizéssemos primeiro essa ação, visto que o verão está ai e nossa cidade recebe um público estimado para apreciar as cachoeiras. É importante ressaltar que pretendemos ainda esse ano fazer um trabalho educacional com as pessoas que freqüentam esses locais. Uma sugestão no caso da Cachoeira da Amorosa, é que casa município pudesse por também uma placa indicando o lado – desta forma isso pode se tornar um atrativo a mais para o turista”, comentou e sugeriu o secretário municipal de Turismo, Tiago Bueno Pecly.

Num próximo passo, a prefeitura pretende ofertar serviços de conscientização através da secretaria municipal do Meio Ambiente. “Serão alguns dicas de segurança para os frequentadores, entre elas, os riscos de correntezas, pedras escorregadias e cuidado com as crianças. O material deverá conter também questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal.

O objetivo segundo ele é conscientizar, alertar e educar sobre os perigos que algumas áreas podem apresentar para os usuários. Muitas pessoas não sabem que algumas práticas nesses locais, são bastante perigosas e às vezes até criminosas. A ação de colocar as placas nos pontos turísticos é uma maneira de mostrar que o poder público também está presente nessas regiões.

“É uma ação de prevenção e que vai trazer diversos benefícios para a cidade. A idéia é que a gente possa trazer mais segurança para os frequentadores dessas regiões e consequentemente informação de onde eles estão, até mesmo para registrar uma foto self na placa que faz indicação a cachoeira”, acrescentou Murilo.

Trajano de Moraes tem atualmente centenas de trilhas catalogadas no município e várias cachoeiras com boa acessibilidade. A instalação das placas pelo município segue um cronograma de ações da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos. “Primeiro quero agradecer aos funcionários pelo excelente trabalho – parabéns! Quero destacar que esse é um trabalho que sem dúvidas vai a aumentar as vertentes da Educação Ambiental e fomentar o turismo de forma ordenada”, concluiu o secretario municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/em-trajano-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-turismo-e-obras-instalam-placas-em-cachoeiras-e-em-areas-de-preservacao-ambiental/