VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE TRAJANO ALERTA SOBRE CUIDADOS COM AS LARVAS DOS MOSQUITOS DA DENGUE

Foto meramente ilustrativa

O verão chegou e, com ele, o período que associa temperaturas elevadas e chuvas recorrentes torna-se uma combinação perfeita para o aumento da incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika. Preocupado com esse momento, o prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana, pediu ao coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Roberto Rodrigues Pacheco, que redobre a atenção com a finalidade de evitar incidentes futuros.

Para eliminar o vetor, Saulo Pacheco explica que a população deve manter os quintais sempre varridos, verificar se todas as garrafas vazias estão de cabeça para baixo, escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais, além de verificar se as caixas d’água estão limpas e vedadas. “Com a tendência de um verão de muita chuva e mais calor, isso se torna ambiente favorável para o Aedes aegypti. É preciso que os trajanenses redobrem os cuidados para o mosquito transmissor da dengue não se crie”, disse.

Saulo Pacheco solicita ainda que os moradores façam uma limpeza no quintal de casa e recolham tudo que possa acumular água, como pneus e garrafas, e desta forma evitar os criadouros do mosquito. “O prefeito Rodrigo Viana, reconhece o trabalho de nossa equipe e parabeniza cada um, mas ao mesmo tempo solicita que a população tenha consciência de que a sua atuação dentro de casa é a principal medida para conter a proliferação do mosquito”, acrescentou.

Trajano de Moraes, tem se destacado e diferenciado dos municípios circunvizinhos porque tem conseguido realizar um controle efetivo das arboviroses, ou seja, os agentes têm atuado de forma profissional e eficaz nas ações de combate ao vetor, não registrando casos de surtos e epidemias de arboviroses como dengue, chikungunya e zika entre outras.

ENTENDA – Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika? O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

O ciclo de vida do Aedes aegypti da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/vigilancia-em-saude-de-trajano-alerta-sobre-cuidados-com-as-larvas-dos-mosquitos-da-dengue/