EM TRAJANO CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA (31)

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo termina nesta sexta-feira (31), em todo o país. A ação em Trajano de Moraes também começou no dia 4 de agosto, e já vacinou algumas crianças. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves – a imunização é destinada especialmente para crianças de um ano, até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Esse ano a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

O Ministério da Saúde informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”. De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia e Imunização, Mariana Ecard, a responsabilidade dos pais ou responsáveis é levar os filhos até o Posto de Saúde mais próximo para imunização.

“Temos a vacina todos os dias nos postos, portanto não tem desculpas para não levar as crianças. A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia”, ressalta Mariana.

Mesmo aquelas crianças que já cumpriram o protocolo de vacinação contra o sarampo e poliomielite, devem ser encaminhadas até as unidades de saúde mais próxima. “A gente orienta que seja assim, pois na dúvida é melhor que um profissional habilitado esclareça a dúvida do responsável. Temos que imunizar nossas crianças”, solicitou.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for à situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. O Dia D, por exemplo, foi uma oportunidade de vacinar as crianças cujos pais e responsáveis não podem ir às unidades durante a semana.

POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO – O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/em-trajano-campanha-de-vacinacao-contra-sarampo-e-poliomielite-termina-nesta-sexta-feira-31/

Pular para o conteúdo