EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE TRAJANO REÚNE DIRETORES DA REDE NA ESCOLA MUNICIPALIZADA ALFREDO LOPES MARTINS

Uma iniciativa positiva e proveitosa, para tratar sobre o retorno das aulas no ano de 2021. Assim ficou definida a reunião que aconteceu com os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino em Trajano de Moraes. O encontro foi no salão nobre da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. A pauta foi definida pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, com aprovação do prefeito Rodrigo Viana, do vice Matias Mendes, e do subsecretário municipal da pasta, Renato Bueno.

“A equipe pedagógica apresentou o calendário do ano letivo de 2021, com início das aulas previstas para o dia 22 de fevereiro em modalidade não presencial, devido à pandemia de Covid- 19. Nestas primeiras semanas de fevereiro, as escolas estarão se organizando e os professores planejando as atividades que serão distribuídas aos alunos de maneira impressa. Ainda não temos previsão para retorno presencial”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

Para a primeira semana, foi sugerido que os professores enviem atividades para avaliação diagnóstica da turma. “Somente após os professores devem iniciar o contato com os alunos por meio dos grupos de WhatsApp”, acrescentou o chefe do executivo. Para dar maior autonomia e suporte às escolas, o subsecretário de Educação, Renato Bueno, informou aos diretores que foi feita uma solicitação para compra de novas impressoras e outros materiais de insumo.

As escolas estarão abertas à população para solicitações de matrículas, transferências e atualização de documentos, mas cada uma irá organizar seu próprio horário de atendimento. Por isso, os pais e responsáveis devem ficar atentos às notificações da escola, que também marcará data para a primeira entrega das apostilas.

É muito importante que a família e a escola mantenham contato, para evitar ainda mais prejuízos no aprendizado dos alunos. De acordo com a LDB 9.394 /96 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a educação é responsabilidade da família e Estado, logo deve haver essa parceria. Não buscar as atividades, assim como não devolvê-las, constitui uma privação de um dos direitos universais da criança, que é o direito à Educação.

De acordo com o calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, as aulas têm previsão de início a partir de 22 de fevereiro, de maneira remota. “Após o início do ano letivo, as decisões de retorno em modelo híbrido serão tomadas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, analisando a realidade do nosso município e seguindo os protocolos mencionados no Plano Intersetorial de Retorno às Aulas Presenciais”, concluiu o subsecretário da pasta, Renato Bueno.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/educacao-municipal-de-trajano-reune-diretores-da-rede-na-escola-municipalizada-alfredo-lopes-martins/