DURANTE CINCO DIAS, ‘FESTIVAL LITERÁRIO ENERGIA PARA LER’ LEVARÁ CULTURA E ENTRETENIMENTO A TRAJANO

POR DOUGLAS SMMITHY

Já está confirmado: a estrutura do projeto ‘Festival Literário Energia para Ler’, chegará ao município nos próximos dias. Com isso, Trajano de Moraes será a primeira cidade a receber o projeto a partir de 9 de agosto. Em uma reunião o secretário municipal de Cultura, Weber José Gomes com os produtores do evento, Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, acertaram detalhes do que será um dos maiores eventos do gênero no município. Vale dizer que a ação tem 100% de incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes.

“Afirmo que é um sonho que está prestes a ser realizado. Serão cinco dias de cultura e entretenimento de qualidade. Com o tema “Dias que não deixaremos para trás”, o Festival terá como eixos temáticos a sustentabilidade e o empreendedorismo nas apresentações sem perder o mundo mágico da literatura. Aproveito para agradecer a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e a Empresa Enel por esse momento que trará a nossa cidade este projeto”, disse Weber Gomes.

As novidades desta temporada são que além da variada programação, o público terá o espaço “Leitura é bom e eu gosto”, onde ocorrerão as apresentações; a “Bebeteca”, um local com livros para crianças até 3 anos e o Espaço Gourmet com saborosas iguarias – tudo isso no coração da cidade, ou seja, na Praça Nilo Peçanha, no Centro. O Festival Literário Energia para Ler, vai oferecer ao público um movimento artístico e educacional, com teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros, shows musicais e uma grande biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda.

“A 1ª Edição do Festival foi um sucesso e estamos com muita expectativa para essa segunda jornada cultural. Ano passado foram cinco municípios, incluindo Duque de Caxias, e neste ano serão dez. Levar cultura para essas cidades tem um valor imensurável. O Energia para Ler que acontece durante cinco dias com uma programação vasta com os artistas locais e personalidades do cenário artístico nacional como o ator Ricky Tavares que está no ar na novela Além da Ilusão, da TV Globo; a ginasta Daniele Hypólito, além da a atriz e cantora Letícia Soares, vencedora do 7º Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria “melhor atriz em teatro musical” por “A Cor Púrpura”, explicou o produtor, Flávio Valadares.

No último dia de cada evento, um Simpósio de Educação e Cultura encerra a programação com a distribuição de  kits literários para alunos e professores das redes municipais. “O Simpósio fecha a programação com chave de ouro, porque vamos discutir a implementação de políticas públicas para fomento à formação do leitor em cada cidade. Será um momento de troca e a nossa busca é incentivar os profissionais da educação a despertarem o amor e o gosto da leitura nos alunos desde cedo”, garante Flávio.

Outro atrativo é que neste ano, será criado vários espaços para prender a atenção do público, inclusive, um ponto de venda virtual. “Para isso, fizemos parceria com diversas editoras para oferecer condições especiais e exclusivas para quem estiver visitando o festival”, detalha Rodrigo Lobo, um dos produtores do evento.

CONCURSO CULTURAL: O tradicional concurso “Luzes da Cidade” que premia alunos da rede pública vai comemorar o bicentenário da independência do Brasil, além de enaltecer a sustentabilidade e o empreendedorismo. Os interessados das dez cidades devem se inscrever nas três modalidades: desenho (o livro que mais amei), poesia (eu cuido do meio ambiente) e audiovisual (economia circular: mãos que transformam), através do site do projeto www.energiaparaler.com.br que tem três eixos: leitura, sustentabilidade e cidadania. Os vencedores dos melhores projetos serão premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares.

O Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel. Toda programação está disponível no site do Festival e nas redes sociais da Motivos Produções.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/durante-cinco-dias-festival-literario-energia-para-ler-levara-cultura-e-entretenimento-a-trajano/