Diretor Luis Otávio acompanhou Secretário de Estado de Educação na França

Uma comitiva, formada por professores e gestores da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, acompanhou o Secretário de Estado Wilson Risolia em visita à França. Durante uma semana, o secretário e os servidores da Seeduc estiveram em unidades escolares em diferentes regiões do país. Dentre os membros da comitiva estava o Diretor do CIEP 279 de Trajano de Moraes, Luis Otávio de Almeida Lemgruber que, segundo palavras do próprio secretário em seu discurso no território francês, é um talento da SEEDUC, destacando-se com um dos melhores diretores de escola do estado.

Na segunda-feira (19/11), a comitiva visitou duas escolas na periferia de Paris. Uma delas, o Collège Pierre ET Marie Curie de Villiers-sur-Marne, que é referência no ensino da Língua Portuguesa. Com salas ambientadas para o ensino da Língua Portuguesa, a escola tem carga horária com 05 tempos semanais da disciplina, 03 em sala de aula e 02 tempos em atividades da cultura brasileira. A capoeira é explorada como fator cultural de integração, através do estudo de sua história e da sua prática pelos alunos. Na outra escola, o Collège Maurice Thorez, a equipe de docentes fluminenses conheceu uma realidade diferente, em uma área com violência, tráfico de drogas, imigrantes e desemprego dos pais dos alunos. Essas escolas ficam em regiões chamadas de “Zonas Prioritárias de Educação”. No mesmo dia, o secretário encontrou-se, ainda, com o presidente da Editora Deyrolle, que desenvolve uma ação com livros didáticos sobre preservação do Meio Ambiente e biodiversidade em escolas francesas.

Na terça-feira (20/11), o secretário assinou  um convênio com o Ministério da Educação francês para a criação de uma escola bilíngue Português/Francês no Rio de Janeiro. Esta é mais uma parceria do programa Dupla Escola. A partir de 2013, o ensino do Português do Brasil será aceito como oficial pelo Ministério da Educação da França. Da parceria constam ações e intercâmbios envolvendo professores e estudantes brasileiros e franceses, que coordenarão o currículo adequado para o aprendizado do idioma e cultura franceses. A comitiva da Seeduc visitou, ainda, a Cidade do Cinema, onde estão as instalações dos Estúdios Besson; a Escola Nacional Louis Lumière; o Liceu Suger de Saint-Denis; o Liceu Montaleau à Sucy en Brie, que é uma escola de hotelaria; e o Collège Camille Saint Saëns. Na Escola Louis Lumière, o secretário encontrou a ministra Valérie Fourneyron. A unidade ensina técnicas de cinema e televisão, passando por sonorização, fotografia e efeitos audiovisuais. Na ocasião, Risolia também conversou com a aluna brasileira da UFF, Ana Carolina Perdigão, que faz intercâmbio na Louis Lumière.

Na quarta-feira (21/11) de manhã, a comitiva visitou o Liceu Du Gué em Tresmes. À tarde, partiu para a Região de Meaux, uma área rural a 60 km de Paris, também considerada Zona Prioritária de Educação. O secretário conheceu o transporte escolar no Collège Camille Saint Saëns. O colégio utiliza sistema semelhante ao Conexão Educação. Os 38 professores lançam as notas dos alunos no diário tradicional e na internet. Os trabalhos para casa e os comunicados aos familiares também são disponibilizados online, para que os pais acompanhem as atividades escolares e o rendimento dos filhos.

Na quinta-feira (22/11), a comitiva conheceu dois internatos de excelência: Sourdun e Cachan. Os alunos dessas unidades são selecionados pelo governo, levando em consideração o bom rendimento escolar e o menor poder aquisitivo familiar. Há, ainda, oportunidades para estudantes que se inscrevem voluntariamente.

A missão francesa ainda proporcionou a abservação do funcionamento de escolas de gastronomia e hotelaria, uma vez que é projeto da SEEDUC e do Governo do Estado do Rio de Janeiro a criação de uma escola voltada para  tal  setor.

A comitiva retornou ao Brasil na sexta, trazendo na bagagem um vasto conhecimento sobre a educação francesa e importantes ações para serem implantadas na educação estadual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC


Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/diretor-luis-otavio-acompanhou-secretario-de-estado-de-educacao-na-franca/

Pular para o conteúdo