DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA É COMEMORADO EM TRAJANO DE MORAES COM PLANTIO DE MUDAS

O plantio de um exemplar de Pau Brasil foi o amuleto usado em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica. A muda foi plantada na Floresta Estadual José Zago – Floe, no bairro Represa, em Trajano de Moraes. A ação teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e contou com a presença da secretária da pasta, Jurema de Souza Grativol – Juju, e do subsecretário Willian Castelani Ávila.

“No dia em que se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz a parte dela em parceria com a Floe, visitando e conhecendo parte do bioma da Mata Atlântica. As comemorações começaram com uma conversa com os participantes, e o plantio de árvores nativas e frutíferas às margens da Represa, além da participação do chefe da unidade, Ângelo Roberto Zago”, destacou a secretária Juju.

Ao chegar na Floe, a secretária Juju foi acompanhada da equipe para conhecer o local, hoje também monitorada por universidades da capital fluminense. “Tivemos a satisfação de conhecer o novo espaço do viveiro de mudas. Logo em seguida fizemos o plantio de um exemplar de Pau Brasil. Outra ação bem bacana foi a trilha ecológica pela Floresta Estadual José Zago, onde o Ângelo Zago nos apresentou exemplares de mudas cuidados no espaço”, explicou.

Dados do Instituto Estadual do Governo do Estado – Inea, dão conta que a FLOE José Zago ocupa uma área de 29 hectares. “Ela está situada em uma zona montanhosa, com altitudes com mais de 600 metros acima do nível do mar, com clima ameno, e chuvas regulares. Está inserida na Região Hidrográfica RH IX – Baixo Paraíba do Sul que abastece cidades importantes como Campos dos Goytacazes. Um local que vale a pena ser visitado”, concluiu o subsecretário, Willian Castelani Ávila.

Também estiveram no local a bióloga, Gabriela da Rocha Neves de Araújo, o chefe da Floe Ângelo Roberto Zago, os agentes de Defesa Ambiental, Mathias Ribeiro Juliace e Douglas Sabino de Oliveira, os auxiliares de jardinagem Ramon Zago Flor, Luiz Felipe Freitas da Silva, Rodrigo Toledo Miranda, Ronaldo Sodré, Paulo César Medeiros, o jardineiro José Gomes, a Engenheira Florestal e Supervisora Florestal do IEVA, Amanda Ribeiro Medeiros, João Vitor Siqueira de Moraes Ladeira – ASG, e Roberto Luiz Marciano Lage Junior,  supervisor local Emater no município.

• Texto Douglas Smmithy

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dia-nacional-da-mata-atlantica-comemorado-em-trajano-de-moraes-com-plantio-de-mudas/