DIA MUNDIAL SEM TABACO É LEMBRADO EM TRAJANO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Para promover a conscientização sobre os malefícios do cigarro e incentivar fumantes a tratarem a dependência, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes lembrou o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. No município, os atendimentos são feitos todas as quintas-feiras, na sede da Policlínica Doutor Augusto Lemgruber, no Centro, sempre a partir das 13h. O movimento é coordenado por Ana Luiza Pecly, e atende a várias pessoas.

Por conta da Pandemia Covid-19, os atendimentos estão sendo feitos seguindo as normas de segurança exigida pelo Ministério da Saúde, e aprovados pelo prefeito Rodrigo Viana e pelo vice Matias Mendes. “As ações integram o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Ele auxilia parte da população que faz uso do cigarro, realizando ações de prevenção, acompanhamento profissional, entre outras ações para estimular os fumantes a deixar o vício. Esse serviço é essencial para ajudar a pessoa a parar de fumar”, garantiu Ana Luiza Pecly.

De acordo com ela, o dia 31 de maio foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do cigarro e do tabagismo para a saúde.  Há mais de 50 doenças relacionadas ao vício do fumo como o câncer de pulmão, fígado, pâncreas, doenças cardiovasculares, úlcera do aparelho digestivo, catarata, osteoporose, entre outras.

“O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19”, explicou Ana Luiz Pecly.

Para quem deseja parar de fumar, é necessário procurar a Policlínica Doutor Augusto Lemgruber, na Rua Coronel João Martins, esquina com a Avenida Castelo Branco, no Centro, sempre a partir das 13h, e manifestar o interesse.  “Esse programa é muito importante para ajudar as pessoas que pretendem parar de fumar. A Saúde municipal está fazendo a parte dela”, concluiu o secretário da pasta, Juninho Azevedo.

• Texto Douglas Smmithy

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dia-mundial-sem-tabaco-e-lembrado-em-trajano-pela-secretaria-municipal-de-saude/