SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO DÁ CONTINUIDADE AO SERVIÇO DE COLETA DE SANGUE NOS DISTRITOS

“É bom isso, né? Até a pessoa ir lá em Trajano… É difícil, né? Aqui é melhor”, disse dona Terezinha, que teve seu sangue coletado em Sodrelândia. Isso foi possível graças ao Projeto Saúde +, da Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, apoiado pelo prefeito, Rodrigo Viana, e pelo vice, Matias Mendes. A ação foi acompanhada pelo secretário da pasta, Juninho Azevedo.

Segundo ele, o projeto, que envia agentes de saúde às localidades mais distantes da sede para coleta de sangue, evita que os pacientes tenham que circular pelo município utilizando transporte público, ou carona em tempos de pandemia Covid-19.

“Deslocar uma pessoa para fazer a coleta de sangue é bem mais fácil do que deslocar 26 pacientes até a sede em jejum e no transporte público, para coletar o sangue na sede, por exemplo. Trabalhando desta forma estamos protegendo o paciente”, afirmou o secretário.

As medidas tomadas têm ajudado muitas pessoas que precisam de exames e teriam dificuldades para a coleta. Desde março, mês em que o projeto começou, quase 300 pacientes já foram atendidos em todo o município. Em média, 30 coletas são feitas por unidade, e três delas foram feitas em domicílio.

“Eu acho muito bom, porque tem muitas pessoas que não tem condições físicas de estar se locomovendo para fazer os exames de sangue, igual à minha mãe, que teve Covid-19, ficou no hospital e não tem condições de ficar para lá e para cá… Para a gente, é muito melhor”, disse Jussara Galante, que levou sua mãe, a dona Neuza, para a coleta.

• Edição Douglas Smmithy
  • Texto: Luis Felipe Lemgruber

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-da-continuidade-ao-servico-de-coleta-de-sangue-nos-distritos/