DIA DO IDOSO É COMEMORADO EM TRAJANO COM ATIVIDADES NA FLORESTA ESTADUAL JOSÉ ZAGO

Para celebrar o “Dia Nacional do Idoso”, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, preparou uma tarde animada e cheia de recreação para o Grupo da Melhor Idade União e Amor de Trajano e Visconde de Imbé. Nem o frio e a chuva que caiu na cidade na tarde desta quarta-feira (4), espantou o ânimo dos participantes que dançaram, praticaram exercícios, fizeram piquenique e até cantaram músicas da década de 70 e 80. A Secretária Municipal de Assistência Social Juliana Esteves Viana, participou do evento.

O objetivo segundo a secretária foi comemorar e passar uma mensagem de carinho aos idosos pelo Dia Nacional do Idoso, comemorado no último domingo (1). “A Secretaria de Assistência Social de Trajano, tem nesse grupo uma família de amigos. Pois é assim que sinto quando estou à volta deles. São pessoas que prezam o bem e que tem uma experiência de vida única para trocar com a gente. Essa atividade de hoje foi mais uma de muitas outras que viram. Quero também agradecer a Ângelo Zago, por ter permitido usarmos o espaço do parque”, disse Juliana.

Os participantes puderam ainda fazer um passeio na Floresta Estadual José Zago, e conhecer um pouco sobre a fauna do lugar. “Eles participaram de um piquenique, onde o cardápio foi elaborado com frutas, gelatina, pão integral, suco e refrigerantes – tudo com orientação de uma nutricionista, e ainda brincaram realizando atividades com o orientador físico Junior Pinho. Outro ponto chave do encontro foi o momento em que foi entregue a eles uma camisa com os dizeres: Grupo Melhor Idade União e Amor – Trajano de Moraes – RJ”, destacou a secretária.

Juliana ressaltou ainda o compromisso da Assistência Social, com a Terceira Idade e a importância dessas atividades como forma de valorizar os idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família. “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito, pois um dia seremos todos idosos. Costumo dizer que quanto maior a idade, maior a sabedoria, a paciência e o amor. Com eles, podemos aprender mais sobre a vida”, acrescentou.

Aos 75 anos, dona Lenina Machado tem fôlego e jovialidade para dar e vender. Ela coordena o grupo da Terceira Idade em Trajano, e acredita que o segredo da vida está em viver bem. “Depois que Juliana Esteves, assumiu a Assistência Social, muita coisa melhorou. Hoje temos atividades com educação física duas vezes na semana, e todo mundo comparece e fica muito alegre. Quero agradecer também ao professor Juninho pelo carinho com a gente”, disse.

Instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas – ONU, o dia 1 de outubro é o dia em que se comemora o Dia Nacional do Idoso. Este dia tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger, cuidar, fortalecer vínculos e tornar a vida da população idosa mais prazerosa e feliz. “É preciso que tenhamos responsabilidades com nossos idosos, e isso Trajano esta sabendo fazer muito bem. Parabéns prefeito Rodrigo Viana pelo incentivo”, disse o professor de Educação Física, Junior Pinho.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dia-do-idoso-e-comemorado-em-trajano-com-atividades-na-floresta-estadual-jose-zago/