DENGUE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO ALERTA PARA OS CUIDADOS COM A DENGUE

Os cuidados de higiene para prevenir o contágio do novo coronavírus aumentaram, mas na contramão, os hábitos de manter ambientes limpos para evitar os focos do mosquito Aedes Aegytp precisam ter atenção redobrada. A Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Vigilância em Saúde, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, a pedido do prefeito Rodrigo Viana, orienta à população a continuar com os cuidados que evitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável em transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus.

Durante esse período de isolamento social, a gestão pública está atuando com equipe reduzida, atendendo as atividades de bloqueio, as chamadas Barreiras Sanitárias. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, os agentes de combate a endemias usam as redes sócias para orientar a população a promover o autocuidado dentro de suas residências, eliminando água armazenada, que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“Enquanto nossas equipes trabalham para se prevenir do coronavírus, o Brasil vive um estado de alerta pelo novo surto de uma doença tropical já conhecida no país: a dengue. Precisamos ficar atentos e aproveitar esse momento em casa e cuidar do nosso quintal evitando deixar potes com acumulo de água. É importante que a população participe, eliminando os criadouros que são formados por água parada”, enfatizou o prefeito.

Rodrigo Viana acrescentou ainda a importância do uso de telas mosquiteiros em portas e janelas, principalmente nos cômodos que tenham bebês, pessoas acamadas, entre outros. “O certo é ficar em casa e aproveitar para cuidar dela. Devem ser verificados vasos de plantas, pneus, piscinas sem uso e sem manutenção, cobertos adequadamente latões e caixas de água e também descartados inservíveis, como garrafas descartáveis, copos plásticos, entre outros”, disse.

É importante ressaltar que, no período de quarentena, devido ao Coronavirus, higienizar as mãos, principalmente ao realizar a limpeza dos quintais, remoção mecânica de inservíveis e antes de aplicar repelentes é outro fator importante. “Não é só contra o coronavírus que a população deve agir, mas também no combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito devem ser mantidos ao longo do ano. Aproveite o isolamento social para tomar as medidas protetivas”, solicitou o secretário da pasta, Lucas Esteves.

VEJA COMO É FÁCIL COMBATER O MOSQUITO EM SUA RESIDÊNCIA:

Mantenha a caixa d’água bem fechada, se possível coloque uma tela sob a tampa;

Verifique se garrafas e vasilhames estão com a boca virada para baixo;

Limpe os ralos;

Coloque o lixo em sacos e mantenha as lixeiras bem fechadas;

Lave bebedouros de animais com bucha e escova;

Mantenha brinquedos em locais cobertos, onde não acumulem água;

Realize a manutenção de piscinas e fontes usando materiais químicos apropriados;

Remova folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas;

Encha os pratinhos dos vasos de plantas com areia.

SINTOMAS

Os sintomas da dengue, chikungunya e zika são bem diferentes do coronavírus. Fique atento e procure atendimento médico quando os sintomas se intensificarem.

DENGUE

Febre alta > 38.5ºC;

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

ZIKA

“Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias;

Febre baixa, muitas vezes não sentida;

Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção;

Mialgia e dor de cabeça;

Dor nas juntas.

CHIKUNGUNYA

Febre;

Dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc.);

Pele e olhos avermelhados;

Dores pelo corpo;

Dor de cabeça;

Náuseas e vômitos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dengue-secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-alerta-para-os-cuidados-com-a-dengue/