DEFESA CIVIL DE TRAJANO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS NO CEMADEN-RJ

O município de Trajano de Moraes registrou presença durante o encontro de representantes da Defesa Civil da Redec Serrana II, no Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ). A iniciativa foi da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ). A agente Aline Marques representou o secretário municipal da pasta, Egmar Pecly Neto, a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes.

O município de Nova Friburgo, Cordeiro, Bom Jardim, Macuco, Duas Barras, Santa Maria Madalena também enviaram representantes. De acordo com Aline Marques, a visita teve como objetivo o alinhamento e aproximação entre o trabalho produzido pelo Centro de Monitoramento e as Defesas Civis municipais, por meio da apresentação dos produtos/serviços desenvolvidos que auxiliam os municípios na prevenção e redução de riscos de desastres.

“Esse tipo de contato profissional é bom, ou seja, acrescenta. A troca de informações nas áreas de geologia, hidrologia e meteorologia, visa maior proximidade com os municípios da região serrana, de maneira que os índices e protocolos gerados pelo Cemaden-RJ sejam cada vez mais assertivos e condizentes com a realidade dessas cidades. Nosso município ganha quando um profissional participa de ações como essa”, disse.

De acordo com o tenente-coronel BM Alexander Anthony Barrera, diretor do Cemaden-RJ, a parceria entre órgão estadual e municipal fortalecerá ainda mais todo o trabalho de prevenção desenvolvido para a região serrana. “Entender as necessidades dos municípios valida todo o estudo desenvolvido pela equipe técnica do Cemaden-RJ”, explicou.

A reunião ocorreu na sede do Cemaden-RJ e contou com a participação da Coordenadora da REDEC Serrana II, tenente-coronel BM Silvia Lima, do Subcoordenador da REDEC Serrana II, major BM Bruno França Silva Tuller, representantes das Defesas Civis de Nova Friburgo, Cordeiro, Bom Jardim, Macuco, Duas Barras, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, além da equipe técnica do Cemanden-RJ.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-participa-de-capacitacao-e-troca-de-experiencias-no-cemaden-rj/