DEFESA CIVIL DE TRAJANO DE MORAES ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS NA VIRADA DO ANO

Índices de acidentes ocasionados pela queima inadequada de fogos de artifícios geralmente aumentam nas comemorações de fim de ano. Para evitar incidentes, o secretário municipal de Defesa Civil, Maurício Matoso Batalini orienta a população de Trajano de Moraes e dos distritos sobre os cuidados necessários com esses artefatos durante o Réveillon. De acordo com ele, o uso incorreto dos dispositivos pode gerar sérios riscos, como queimaduras, mutilação de dedos, mãos e até casos mais graves.

“Os fogos de artifícios é o momento mais esperado por grande parte da população que comemora a virada de ano. A manipulação inadequada desses artefatos, pode causar sequelas graves e, às vezes, irreversíveis”, explica Maurício Batalini.

Ele alerta sobre medidas de segurança para a hora de manipular e acender os fogos. “Nas comemorações da virada de ano é comum algumas pessoas ingerirem bebidas alcoólicas, isso é preocupante, uma vez que bebidas e fogos não combinam. A atenção tem que ser redobrada, e os fogos manipulados longe de pessoas, edificações elétricas, muito menos em ambiente fechados”, alerta.

Os principais cuidados ao manusear fogos de artifícios de acordo com ele são vários. “Não ingerir bebidas alcoólicas antes do manuseio, não permitir que crianças manuseiem os fogos, sempre comprar em lojas com o certificado dos órgãos de segurança e controle, adquirir fogos equipados com bases de apoio ou suportes para serem instalados e disparados do chão, evitar soltar os fogos “na mão”, sempre usando extensores, suportes e luvas quando possível, ler e seguir as instruções nos rótulos das embalagens e não soltar embaixo de árvores ou fiações elétricas”, destaca.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-de-moraes-orienta-populacao-sobre-o-uso-correto-de-fogos-de-artificios-na-virada-do-ano/

Pular para o conteúdo