DEFESA CIVIL DE TRAJANO ALERTA POPULAÇÃO SOBRE COMO SE PREVENIR DE DESASTRES NATURAIS

Desde que o cenário de lama, alagamentos, deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e acréscimo no volume de água da chuva e aumento no nível dos leitos de rios e córregos tomaram conta de Visconde de Imbé, Barra dos Passos e adjacências, a Defesa Civil Municipal de Trajano de Moraes, tem reforçado as ações de apoio. O prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes estão 24 horas dando assistência às famílias, ao lado das equipes de governo e funcionários. Até o momento sete imóveis foram interditados e mais de 20 já passaram por vistorias.

Algumas famílias foram para casa de parentes, seguindo orientação. E para minimizar esse impacto, caminhões e máquinas estão sendo usados nas ações. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Egmar Pecly Neto, as equipes estão trabalhando com orientações, de modo a reforçar a importância de medidas de prevenção para evitar acidentes e desastres naturais graves.

“O que estamos vendo aqui nestes últimos dias é realmente muito preocupante. A chuva fez estragos consideráveis, sem vítimas – graças a Deus. Em Visconde de Imbé, os moradores do Morro do Pinheiro estão recebendo orientação de como agir em caso de risco. Em situações de emergência, deve-se procurar um local seguro e acionar os serviços de emergência: Defesa Civil 199, ou no fixo (22) 2564-2314, e Corpo de Bombeiros 193”, comentou Neto.

As chuvas com alta intensidade e grande incidência de raios aumentam nesta época do ano, e por conta disso, é necessário manter cuidados redobrados dentro e fora de casa, antes, durante e depois das chuvas. Para que a população permaneça em segurança, a Defesa Civil orienta a população a ficar atenta às orientações. No caso de quem vive próximo a rios, o cuidado deve ser redobrado.

Outra orientação é para os casos de alagamentos ou inundação. “Deve-se desconectar aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou choques elétricos e evitar permanecer ou ter contato com águas sujas para não correr o risco de contrair alguma doença. Já em situações de vendavais e tempestades, a orientação é evitar usar o telefone, manter distância de cabos de energia, não se abrigar debaixo de árvores, não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos e linhas aéreas de energia elétrica”, explicou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-alerta-populacao-sobre-como-se-prevenir-desastres-naturais/