CULTURA E EDUCAÇÃO DE TRAJANO APRESENTAM EM PARCERIA O LIVRO: BRASIL E SUA HISTÓRIA

Um momento épico e cheio de histórias! Assim foi definido o lançamento do livro Brasil e sua história, no espaço do Centro de Atendimento Educação Especializado Ueiderson Lourenço, no Centro. O livro surge no momento em que o Governo do Estado do Rio de Janeiro lança a chamada retomada cultural RJ2, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. O projeto ‘artes & comics’ alinha em suas obras três formas de expressão artístico-cultural: livro de história, arte clássica e quadrinhos.

O prefeito Rodrigo Viana, o vice Matias Mendes, a secretária municipal de Educação, Cleide Siqueira, e o secretário municipal de Cultura, Weber José Gomes participaram ao lado do autor Guillermo Dalchiele, que autografou e distribuiu livros a alunos, entre outros. A publicação é em alusão comemorativa ao Bicentenário da Independência do Brasil e conta ainda com a participação de Márcia Régis e Adam Ggrzybowski.

Esta edição apresenta a história do Brasil através da linguagem dinâmica e contemporânea dos comics, ilustrada com obras de arte de Debret, Rugendas, Victor Meirelles, Pedro Américo, Leandro Joaquim e outros grandes artistas que retrataram o Brasil com toda sua diversidade, beleza e curiosidades. “Obrigado Guillermo Dalchiele por permitir que nosso município faça parte deste momento”, agradeceu o prefeito Rodrigo Viana.

Este não é um livro específico sobre a história do Brasil, nem um livro de arte clássica, nem uma história em quadrinhos, mas, no conjunto, soma os três. Segundo  o autor Guillermo Dalchiele, o livro revela a formação da identidade brasileira através das culturas nativa, europeia e africana, dando origem às ricas manifestações folclóricas, tradições, religiões, música, culinária, vestimenta e outros tantos aspectos. Os autores deram um toque de liberdade, a chamada licença poética, que os guiou para atingir os objetivos de expressão sem alterar o conceito ou a intenção da obra de arte.

“No decurso da licença poética, as imagens das obras de arte foram manipuladas, contrastadas, recortadas e amalgamadas digitalmente. o objetivo do livro não é mostrar detalhes das artes originais, ou as técnicas dos artistas, ou desbravar o contexto sociocultural na concepção da obra. a busca é promover a conexão oferecer uma ponte para uma ida ao museu ou à casa de cultura e conhecer o trabalho original dos consagrados artistas aqui representados”, relatou Guillermo Dalchiele, no expediente do livro. A publicação é gratuita, ou seja, a venda é proibida.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cultura-e-educacao-de-trajano-apresentam-em-parceria-o-livro-brasil-e-sua-historia/