CULTURA DE TRAJANO MARCA PRESENÇA NO EVENTO DE COMEMORAÇÃO DOS  59 ANOS DO INEPAC NO RIO

Troca de ideias e informações, diálogos e vários ideais! Assim aconteceu o evento em comemoração aos 59 anos do INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, no Rio de Janeiro. O vice-prefeito de Trajano de Moraes, Matias Mendes, o secretário municipal de Cultura, Weber José Gomes e parte da equipe marcaram presença no encontro que reuniu autoridades no Salão Assyrius do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

De acordo o secretário da pasta, Weber José Gomes, o município é representado em eventos como este também em busca de apoio e assessoria técnica para auxílio com o Conselho de Patrimônio Cultural elaboração de inventários de bens culturais móveis e imóveis ou no desenvolvimento de projetos e obras de restauração arquitetônica e artística nos municípios.

Após a abertura, os membros participaram de uma visita guiada. No evento, a diretora geral do Instituto, Ana Cristina Carvalho da Silva, e a Secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ressaltaram a importância do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) para a preservação do patrimônio histórico de bens materiais e imateriais do nosso estado em parceria com as prefeituras.

“Reconhecemos a importância do INEPAC e buscamos parcerias para que nosso município tenha seu patrimônio cultural preservado, temos  alinhado parcerias para o tombamento de nossos bens e salvaguardar para as gerações futuras conhecerem também nossa história e Cultura. Nosso município é rico de patrimônios materiais como nossa arquitetura colonial e igrejas, patrimônios imateriais como o mineiro pau e tradições religiosas e os patrimônios naturais como as cachoeiras”, disse ele.

Desde a sua implantação, o INEPAC tem exercido papel fundamental na preservação de bens tombados no município e novas parcerias estão sendo alinhadas. “Nosso município trabalha de forma a regularizar tudo, para que, cada vez mais, possamos intervir beneficamente na identificação, catalogação e manutenção de prédios históricos e manifestações culturais em diversas áreas em Trajano de Moraes. A cultura em nosso município avança de forma ordenada”, concluiu o vice-prefeito, Matias Mendes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cultura-de-trajano-marca-presenca-no-evento-de-comemoracao-dos-59-anos-do-inepac-no-rio/