CRIAÇÃO DE PEIXES É VIÁVEL ECONOMICAMENTE E OFERECE ALTERNATIVAS PARA PRODUTORES EM TRAJANO

Cada vez mais, produtores rurais em Trajano de Moraes estão apostando na criação de peixes, como forma de aumentar a renda e desenvolver cadeias propícias para a região. A piscicultura vem aos poucos dividindo espaço com a agricultura familiar nas propriedades do município. Na represa de Tapera, por exemplo, o movimento tem aumentado significantemente. O prefeito Rodrigo Viana e o secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes estiveram recentemente em uma fazenda aquática para conhecer de perto a criação.

A atividade não é considerada ainda a principal nas propriedades rurais, já que a agricultura é predominante, porém agrega valor à renda de diversas famílias que tem a piscicultura como uma alternativa a mais. A prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura tem dado apoio com abertura e conservação das estradas vicinais. O acesso a essas fazendas aquáticas contam com apoio de máquinas e caminhões na abertura e conservação destes acessos.

“Estou encantado em ver essa fazenda aquática. Quero parabenizar a Associação. Pedi ao secretário municipal de Agricultura Daniel Fagundes que de suporte a esses produtores. Essa será futuramente mais uma alternativa de produção em nosso município. Hoje, a atividade se tornou rentável e percebo que os produtores já conseguem obter retorno”, observou o prefeito Rodrigo Viana.

Muitas iniciativas de estímulo a piscicultura vão ser postas em prática a partir de uma parceria com os agricultores. “A pesca nessa região sempre foi realizada de maneira artesanal. Observo que esses produtores pretendem dar inicio a essa cadeia de uma forma estruturada e aprofundada. Hoje tenho orgulho de dizer que é mais um projeto colocado em prática em Trajano de Moraes e que já deu certo”, comentou o secretário Daniel Fagundes.

O mercado para a piscicultura sobra, por causa do crescimento do poder de compra e a procura pelo pescado aumentou por causa da qualidade oferecida pela carne do peixe. O Brasil, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), até 2030 poderá ser um dos maiores produtores de pescado, pois é um país que possui imenso potencial pesqueiro.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/criacao-de-peixes-e-viavel-economicamente-e-oferece-alternativas-para-producao-em-trajano/