COVID-19: PREFEITURA INTENSIFICA DESINFECÇÃO E HIGIENIZAÇÃO EM VÁRIAS RUAS DE TRAJANO E DISTRITOS

A Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, em parceria com a coordenadoria de Vigilância em Saúde do município, realiza a desinfecção e higienização de várias ruas no combate à Covid-19. A ação segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana que é higienizar os pontos de maior aglomeração em toda cidade. Os funcionários utilizam bombas de pulverização, o que resulta em ganho na desinfecção de portões, muros, pontos de ônibus e locais até de difícil acesso.

“A medida visa garantir uma limpeza mais intensa em locais com um maior fluxo de pessoas. Com essa desinfecção, a prefeitura espera diminuir em até 50% o poder de contaminação do vírus. Até o momento não temos nenhum caso confirmado. Tivemos um caso testado, mas foi descartado, ou seja, o resultado deu negativo. As desinfecções são feitas por funcionários com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e roupas de proteção apropriadas para não ter riscos de contaminação”, ressaltou o prefeito Rodrigo Viana.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo, as equipes já atuaram em diferentes bairros do município e na zona rural. Já na área central, eles já higienizaram o entorno do Posto de Saúde, Praça Nilo Peçanha entre outras como foi o caso da Praça Waldemar Magalhães, bancos, supermercados e até farmácias. Essa é uma das medidas que ajuda a reduzir a transmissão da Covid-19. A Prefeitura de Trajano de Moraes recomenda que neste momento a população permaneça em casa, evitando aglomerações.

“Esses locais carecem de uma atenção especial, devido à demanda de gente em busca de algo, como é o caso das agências bancarias que o cidadão vai lá para sacar algum valor ou receber e até mesmo pagar. Esses pontos são essenciais no trabalho. Atualmente estamos trabalhando com cerca de dez pessoas neste serviço. Nosso foco é a prevenção ao coronavírus. Não estamos medindo esforços para que esse vírus não faça vítimas em Trajano de Moraes. Agradeço a população por estar fazendo sua parte e a nossa equipe que tem se dedicado integralmente para preservar vidas”, disse o secretário Juninho Azevedo.

A mistura usada segue orientação do coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco e serve especialmente para a higienização dos locais. O produto combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em seguida a mistura vai para as bombas costais de pulverização.

“O trabalho será contínuo durante o período de quarentena no qual a cidade se encontra, para que possamos minimizar qualquer possibilidade de entrada do vírus na cidade. Estamos adotando as recomendações e precauções baseadas nas informações técnicas dos órgãos de saúde oficiais. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Viana e ao secretário de Serviços Públicos, Juninho Azevedo e de sua equipe pelo trabalho desempenhado”, comentou coordenador em Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco.

Vale ressaltar que as medidas adotadas no combate à pandemia de coronavírus em Trajano de Moraes e nos distritos seguem os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos federal, estadual e municipal – em entendimento ao decreto publicado pelo prefeito Rodrigo Viana – com atualização diária exigida pelo protocolo de combate ao Novo Coronavírus.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/covid-19-prefeitura-intensifica-desinfeccao-e-higienizacao-em-varias-ruas-de-trajano-e-distritos/