CORONAVÍRUS: BARREIRAS SANITÁRIAS TÊM SIDO IMPORTANTES NO COMBATE A COVID-19 EM TRAJANO DE MORAES

A Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde, Guarda Municipal e Defesa Civil vem desde março monitorando as entradas no município. As atividades seguem orientações de um Decreto publicado pelo prefeito Rodrigo Viana. A ação tem como principal objetivo o controle de pessoas que chegam ao município. No local é medida a temperatura corporal, e são oferecidas aos condutores e passageiros informações sobre a Codiv-19.

As equipes fazem uma triagem dos viajantes que têm que responder a algumas perguntas. A barreira sanitária é feita com a finalidade de reforçar as medidas de combate e prevenção ao coronavírus na região. Vale destacar que Trajano de Moraes ainda não registrou nenhum caso. Mas o município já teve um caso testado, e o resultado foi negativo para Covid-19. As barreiras sanitárias estão divididas em quatro pontos, ou seja, uma na sede, Tapera, Visconde de Imbé e Monte Café (Doutor Elias).

O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, disse que essa é uma ação necessária no município, visto o grande número de veículos que trafegam pela área do município. “Por causa do procedimento deve haver filas de veículos na entrada da cidade, mas isso faz parte do trabalho. Quero aproveitar e parabenizar funcionário pela dedicação, e agradecer ao prefeito Rodrigo Viana pela iniciativa. Quem apresentar febre deve voltar para a cidade de origem ou deverá ficar em 15 dias de quarentena sendo monitorado pelas equipes da prefeitura, caso seja do município”, disse o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

A pedido do prefeito Rodrigo Viana, os funcionários que atuam pela prefeitura, estão intensificando ainda mais a atuação nas barreiras sanitárias. “A gente teve que agir assim. As pessoas precisam entender que a doença é grave e eu não quero ver minha população doente. Por isso estamos trabalhando com medidas intensificadas. A Prefeitura reforçou ainda mais os decretos. As barreiras sanitárias estão instaladas nos principais pontos de acesso ao Centro e aos Distritos, e a fiscalização acontece 24h”, declarou o chefe do executivo, Rodrigo Viana.

Outro ponto positivo é com relação à atuação da Guarda Municipal. Os agentes fazem o reconhecimento dos veículos e pessoas que são de outros lugares, como é o caso dos vendedores ambulantes, e os mesmos são auxiliados pela equipe a sair do município. As ações acontecem diariamente e não tem previsão de quando sejam suspensas. Os resultados são considerados positivos e o retorno ou permanência dela, deve ser discutido em reuniões na próxima semana com o prefeito Rodrigo Viana.

“Essa ação é necessária. Através dela, nós conseguimos conter a circulação de pessoas que sejam de outras cidades e que venham para cá sem muita necessidade. Permitimos a entrada e a passagem pela cidade, em casos que são avaliados, mas buscamos sensibiilizar as pessoas que esse não é um momento de viagem, de ação de turismo. É hora de ficar em casa”, revelou um dos coordenadores da Barreira Sanitária, Neto Pecly.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/coronavirus-barreiras-sanitarias-tem-sido-importantes-no-combate-a-covid-19-em-trajano-de-moraes/