CONSELHEIROS DE SAÚDE DA REGIÃO SERRANA DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS

O município de Trajano de Moraes entra mais uma vez na luta pela qualidade de vida, e atendimento mais humanizado. E para dar início, a mais um tema que chama atenção da sociedade, Conselheiros de Saúde que compõe a Região Serrana do Rio, se reuniram durante a tarde desta quarta-feira, dia 12, no Auditório do Conselho Municipal de Saúde de Trajano de Moraes.

Essa foi à sexta reunião do Fórum dos Conselhos de Saúde da Região Serrana. O encontro contou com a presença da Conselheira Estadual de Saúde e Articuladora Regional Eliana Santos. Participaram representantes dos Conselhos Municipais de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, São José do vale do Rio Preto, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeira de Macacu e Teresópolis.

A Secretária Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, Ana Paula Oliveira, destacou ser prioridade da gestão do prefeito Rodrigo Viana a atenção integral a saúde,  tendo um cuidado especial ao usuário, e o meio em que o mesmo vive e está inserido, para a partir daí então atender as demandas e necessidades deste usuário.

Ana Paula lembrou ainda sobre o direito à saúde. “Ele é considerado como princípio fundamental do ser humano. A Constituição Federal de 1988 estabelece os princípios fundamentais inerentes aos cidadãos, dentre eles podemos citar a dignidade da pessoa humana e o direito à saúde. O Poder Público possui a competência de zelar pela sua proteção e efetivação, e é isso que estamos fazendo aqui em Trajano”, disse a Secretária.

O presidente do Conselho em Trajano, Saulo Roberto Rodrigues Pacheco também participou do evento que reuniu aproximadamente 30 pessoas.  Sobre o tema apresentado na pauta do Conselho de Saúde, o Prefeito Rodrigo Viana destacou também a importância da equidade dos serviços de saúde, onde os mais necessitados devem ter garantidos o acesso aos serviços de saúde por parte de ações específicas da secretaria.

“Temos como objetivo a Universalidade desses serviços à população do nosso município e da região, fala ainda da importância da participação do controle social que é realizado pelo Conselho Municipal em relação às ações de saúde a serem implementadas em Trajano de Moraes”, explicou.

Ainda de acordo com o ele, as conferências têm se mostrado um momento fundamental para a produção de resultados mais amplos e efetivos no que tange as políticas voltadas para o bem comum da sociedade. Ele espera que as atividades antes e após a conferência sejam estratégias permanentes de mobilização e acompanhamento das decisões sobre a saúde da população em Trajano, nos distritos e nas comunidades da Zona Rural. “Temos que oferecer o melhor a nossa população”, disse o prefeito.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/conselheiros-de-saude-da-regiao-serrana-discutem-politicas-publicas/