COM GEOGRAFIA PRIVILEGIADA TAPERA É UMA OPÇÃO DE LAZER EM TRAJANO

O patrimônio natural é uma das maiores atrações do turismo brasileiro, certo? Em Tapera, quarto distrito de Trajano de Moraes, cidade que compõe a linha de municípios na Região Serrana do Rio, não é diferente. Há quem pense que o progresso e a preservação do local, andam em direção opostas. A atual gestão pública municipal tem trabalhado para alavancar o turismo ecológico e de negócios no local.

O distrito de Tapera, Vila da Grama, e Sodrelândia – por exemplo, é um dos destinos turísticos na região que mais se destacam devido aos cuidados, principalmente no que diz respeito à gestão do meio ambiente, de acordo com observação do prefeito Rodrigo Viana. A visitação a locais preservados, como as florestas, áreas de conservação, e a represa que copõe a bacia do Rio Macabu, cresce dia a dia no local.

A barragem de Tapera, mas conhecida também como barragem de Sodrelândia, muito usada para pratica esportiva como Jet-sky é um dos pontos turísticos mais visitados na região. A geografia privilegiada destaca Tapera entre os roteiros turísticos de famílias, amigos e amantes do esporte radical.

“Nosso lugar é lindo. É um ponto de encontro e opção de lazer para a família e amigos nos finais de semana. É raro ver esses distritos vazios. Tapera tem um povo ordeiro e acolhedor. Temos um problema que é o acesso, mas estamos há apenas seis meses a frente da Prefeitura e estamos arrumando a casa ainda. Apesar da crise econômica que passa o Governo do Estado não perdi a esperança de conseguir o asfalto para Tapera e Sodrelândia”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Mas se você pensa em botar à bagagem no carro, e pegar a estrada vale lembrar que o acesso  é de jurisdição do Governo do Estado. A dica então para quem pretende sair do Rio de Janeiro, um dos jeitos mais simples de chegar a Tapera, é seguir pela Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), entrar na RJ-182 em Conceição de Macabu e continuar pela RJ-174, até o centro de Trajano de Moraes. Outra opção é o motorista entrar no trevo de acesso aos distritos da Região Serrana de Macaé e por fim Tapera.

Ao chegar a Tapera, a paisagem que compõe as diversas montanhas do município de Trajano são propícias para esportes como Mountain Bike, Down Hill, voos de parapente e até paradinhas paras as fotos selfs. “Além disso, por ser uma cidade pequena e de interior, Trajano oferece prazerosas atividades do campo, como passeios a cavalo, caminhadas ecológicas, e tantas outras. Em Tapera é comum à prática de esportes aquáticos como pesca, nado e passeios na represa”, concluiu o prefeito.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/com-geografia-privilegiada-tapera-e-uma-opcao-de-lazer-em-trajano/