AULA GRATUITA DE VIOLÃO TEM MAIS DE 60 ALUNOS INSCRITOS EM TRAJANO

Uma das cidades que compõe o belo cenário bucólico na Região Serrana do Rio, crianças e adolescentes estão tendo uma oportunidade impar no dia a dia. Um projeto gratuito e audacioso da Prefeitura de Trajano de Moraes, está sendo desenvolvido através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no município. As aulas hoje ministradas vai oferecer a cidade uma gama de músicos bons e formados.

E é na Escola de Música Zélia Alves Fajardo, recém-inaugurada pela atual gestão municipal, que eles se encontram diariamente para mais uma aula, e um bate papo descontraído. Entre um acorde e outro é que tudo começa. No repertório, um instrumento que para muitos parece ser grande, desajeitado ganho adeptos a cada aula. Mas, é entre uma nota musical e outra que eles aprendem de verdade a usar e manusear o violão.

E por conta da demanda, as aulas precisaram ser dividias em dois turnos, desde que começou a pouco mais de dois meses. Atualmente a Escola de Música tem mais de 60 inscritos e muitos outros aguardando uma vaga, para compor a Unidade de Ensino que tem feito diferença na cidade e virado referência para outras na região.

Graduado em Licenciatura em música pela Universidade Cândido Mendes no ano de 2015, o professor Renan André de Sá, conhece só pelo olhar quando o aluno tem talento ou não para a música. Ainda de acordo com ele, Trajano de Moraes é um celeiro de bons músicos e merece ser explorado. “A prefeitura esta dando uma oportunidade grande a esses alunos, ou seja, coisa que outras cidades na região não fazem. Aqui eles têm a chance de aprender e ser alguém na vida”, disse Renan.

Uma média de três alunos por hora. Esse é um número relativamente bom para que os alunos iniciantes aprendam a tocar violão com qualidade. Mas, Renan garante que quem entra no projeto, não aprende só a tocar, tem que aprender também a parte teórica. “Esse é um aprendizado que o aluno vai levar para a vida toda. A condição básica é que a pessoa venha para ser alfabetizada, ela sai daqui lendo música, tocando instrumento, podendo escrever música e conhecendo a teoria musical”, explicou.

Renan conta que, além de aprender a tocar um instrumento musical, os alunos aperfeiçoam alguns princípios essenciais para a educação, como concentração, persistência, paciência e disciplina. “A música é como a lição de casa. Precisa ser entendida e praticada várias vezes para ser assimilada. Tenho certeza que os alunos sairão bons músicos por meio deste projeto”, afirma.

O prefeito Rodrigo Viana, acredita que investir em música é investir em qualidade de vida. “O progresso de alguns alunos é tanto que muitos saem direto da sala de aula para fazer parte de uma banda municipal. Aqui começa um simples gosto instrumental, que pode virar até profissão”, observa o prefeito.

E o resultado de todo este trabalho pode ser visto na escola durante os ensaios. A unidade funciona diariamente na Rua Darcília de Moraes, no Centro. Os interessados em garantir uma vaga, precisam estar matriculados e estudando se for menor de 18 anos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/aula-gratuita-de-violao-tem-mais-de-60-alunos-inscritos-em-trajano/