COM APOIO DA PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES PRAÇA NILO PEÇANHA GANHA ALAMEDA DA POESIA

Uma iniciativa da professora de língua portuguesa, Roneida Aparecida, e dos alunos da turma 2001, do CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves, com apoio da prefeitura de Trajano de Moraes através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, inauguraram na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade a Alameda da Poesia. O local é atualmente um dos espaços públicos mais freqüentados do município. No local, placas com estrofes ganharam destaque nas luminárias entre os vários tons de verdes. O espaço é considerado um berço importante para a desenvoltura de talentos amantes das prosas e rimas.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Eliandro Garcia, a idéia da Alameda da Poesia é reunir e despertar nos trajanenses, enfim, em um só ambiente, uma oportunidade de criação. “A gente entrega esse espaço a população em apoio a essa iniciativa tão importante, para que possam usar e abusar da imaginação e criação. Parabéns professora Roneida e a todos os profissionais e alunos do CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves. Esse será um local onde os alunos vão poder trocar idéias e informações com relação à cultura de nossa cidade. Um espaço para as narrativas em prosas e versos. Quero em nome do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz agradecer a participação de todos e pela parceria e apoio”, disse Eliandro.

O espaço abre portas e afirma sua força criativa junto à produção dos alunos. O Coordenador Municipal de Cultura, Weber José Gomes ressaltou que a momento de inauguração das placas é um presente para Trajano de Moraes e para a cultura da região. “Obrigado professora Roneida, alunos da turma 2001 e funcionários do CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves por esse momento. Esse espaço, ou seja, essa Alameda da Poesia terá uma importância na cultura de Trajano. É como uma ferramenta de conhecimentos, inclusão e oportunidades. Quero agradecer duplamente aos colegas por acreditam no trabalho”, enfatizou Weber José.

Ainda segundo Weber José Gomes, a ideia do projeto é enfeitar ainda mais a cidade que já é linda por natureza. “Trajano de Moraes tem belezas naturais exuberantes! Aliar essa beleza à poesia, que é puro encanto, é o que motivou este trabalho com os alunos da turma 2001, do CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves. O nome Trajano lembra Traje, vestir. Logo, o que se quis alcançar com o projeto é uma Trajano vestida de poesia! Trazer estes poemas para a praça é proporcionar ao público que passa por ela a oportunidade de possivelmente, ver nomes dos filhos, de netos, de primos, irmão, sobrinhos enfim, nomes de pessoas da família, assinando poemas lindos, sendo autores como Cecília Meireles, Roseana Murray e tantos outros já consagrados”, acrescentou o Coordenador.

O diretor do CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves – Sebastião Carlos de Almeida e Rosimeri da Silva Flores, também enfatizaram a importância do espaço. E garantiu que a unidade de ensino vai utilizar a ferramenta da cultura trabalhando com a educação. “Essa Alameda da Poesia é um local vivo e será uma referência na gestão cultural dos espaços públicos do nosso município. Obrigado a prefeitura pelo apoio”, destacou o diretor.

Com a inauguração do espaço, acredita-se que mais poemas sejam escritos e mais espaços por toda a praça sejam ocupados e contemplados com as plaquinhas. “Precisamos da cultura dialogando com a educação. As duas são uma importante ferramenta no processo de formação de nossos jovens e, por isso, temos em nosso município um projeto como este da Alameda da Poesia. Estamos abrindo janelas de oportunidades para uma juventude muito melhor preparada para este mundo conectado e competitivo que vivenciamos. Neste mundo integrado, senão tivermos uma boa formação de capital humano, em especial dos nossos jovens, não teremos competitividade”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/com-apoio-da-prefeitura-de-trajano-de-moraes-praca-nilo-pecanha-ganha-alameda-da-poesia-2/