COM A CHEGADA DO VERÃO PREFEITURA DE TRAJANO REFORÇA CAMPANHA PARA A DESTINAÇÃO CORRETA DE PILHAS E BATERIAS

A prefeitura de Trajano de Moraes, vai reforçar a pedido do prefeito Rodrigo Viana neste verão a campanha que está ajudando a retirar dos lixos milhares de material radioativo. Sabe-se que as pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas. Comprometida com as questões ambientais, a Prefeitura reforça neste período de férias o projeto que incentiva o descarte correto desses objetos.

Esse material se jogado na natureza leva séculos para se decompor. Os metais pesados não se degradam e, em contato com a umidade, calor e outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam contaminando o solo, a água, as plantas e os animais. “Esses produtos não podem ir para o lixo comum, e por isso precisamos dar um descarte correto. Por isso nossa gestão desenvolveu através dos profissionais esse projeto que tenho certeza será mais um parceiro em favor do Meio Ambiente”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

A gestão pública municipal implantou vários pontos de coleta em diversos locais da cidade para facilitar o acesso dos moradores, que poderão dar um destino socialmente sustentável aos resíduos que ficam acumulados em suas residências. “Imagina um protótipo de um boneco verdade e que coleta pilhas e baterias descartadas. Em Trajano esse coletor tem feito o maior sucesso. Ele tem boca, mas não fala, mas esta sempre sorrindo. Imaginou? Mas esse boneco tem um braço enorme para abraçar uma causa muito importante na cidade: o problema da destinação final de resíduos como pilhas e baterias. Com esse slogan a gente vem trabalhando o projeto”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal.

Desde que começou as baterias e pilhas têm descarte legal e quem ganha com isso é o Meio Ambiente do município. De acordo com Murilo Portugal, a coleta de pilhas e baterias está presente nos diálogos da sociedade que se preocupa com os impactos ambientais e na saúde provocados pela má destinação final desses resíduos.

“Legalmente, há previsão de que esses resíduos especiais deveriam retornar para seus fabricantes, garantindo que os mesmos dariam o destino adequado. Aqui em Trajano estamos fazendo a nossa parte. Colocamos o boneco “Papa Pilhas”, em pontos estratégicos na cidade. Quero agradecer a equipe de agentes que abraçou essa ideia desde o início e fez dela realidade em nossa cidade”, destacou Murilo.

O projeto Papa Pilhas tem como objetivo acabar com o impacto ambiental causado pela poluição das pilhas no meio ambiente, pois uma pilha possui muitos materiais poluentes. O agente ambiental Willian Castelli, explica que ele foi criado pela Secretaria do Meio Ambiente junto com a Guarda Ambiental, que tem o trabalho de conscientizar a população e recolher o material nos pontos de coleta, contou. “Além das escolas, temos pontos na prefeitura, na Secretaria do Meio Ambiente, no mercado Trajanense, na Defesa Civil e pretendemos colocar em mais outros na cidade”, acrescentou Willian.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/com-a-chegada-do-verao-prefeitura-de-trajano-reforca-campanha-para-a-destinacao-correta-de-pilhas-e-baterias/