SAÚDE DE TRAJANO DE MORAES INTENSIFICA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira (13) e segue até o dia 13 de março, a Campanha de Intensificação de Vacinação contra o Sarampo no Estado do Rio de Janeiro de 2020. A ação tem aprovação do prefeito Rodrigo Viana e orientação gestacional do secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Informamos que a vacina contra o sarampo esta disponível em todas as unidades de saúde do município e tem como público alvo crianças a partir de seis meses a adultos de 59 anos.

O Secretario de saúde Lucas Esteves, reforça a necessidade da realização dessa intensificação a fim de captar crianças e adultos ainda não vacinados, ou que não completaram o esquema vacinal, reduzindo os riscos de disseminação da doença.

Segundo a Coordenação de Imunização do município, o vírus do Sarampo está circulando no Estado do Rio e a única forma eficaz de proteção, é a vacina. “Sem vacinação as pessoas ficam expostas a uma doença que é altamente contagiosa transmissível pela tosse, fala e espirro próximo de outras pessoas e pode desenvolver complicações muito graves e até levar à morte”, informou a coordenadora Renata Gomes.

A coordenadora de Atenção Básica, Michelli Machado, pede que a população não fique em pânico e, que caso tenham sintomas como: coriza, febre e machas pelo corpo, procurem a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação.

O ESQUEMA VACINAL PRECONIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE CONSISTE EM:

Dose D – 01 dose em crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias;

02 Doses – População de 01 ano a 29 anos e 29 dias;

01 Dose – População de 30 a 59 anos, 11 meses e 29 dias;

*** Lembrando que quem comprova duas doses da vacina, não precisa se vacinar novamente, leve seu cartão de vacinas para avaliação no posto de saúde mais próximo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-de-moraes-intensifica-campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo/