CAMPANHA OUTUBRO ROSA PROMOVIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MOBILIZA POPULAÇÃO EM TRAJANO DE MORAES

Mês marcado pela conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha que difunde o Outubro Rosa está mobilizando Trajano de Moraes ao longo do mês. Na manhã de sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma caminhada e outras atrações na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade. O movimento chama atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama e sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

“Diagnosticado cedo, este câncer tem cura. A mulher deve conhecer suas mamas e a importância da coleta do preventivo. É de extremo valor que ela faça o relato de possíveis queixas do que observou durante o toque dos seios para o profissional de Saúde. Desse modo, as chances de curas são maiores”, explicou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Durante todo o mês, as atividades serão realizadas nas unidades de saúde. A campanha termina no dia 31 de outubro, com rodas de conversa e orientação à população. “Como as ações neste mês são intensificadas, os postos de saúde estão preparados para receber as mulheres, acolhê-las e orientá-las sobre a doença, prevenção e cuidados”, destacou o secretário.

Movimento – O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

No Brasil, o movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/campanha-outubro-rosa-promovido-pela-secretaria-municipal-de-saude-mobiliza-populacao-em-trajano-de-moraes/