Campanha de vacinação contra aftosa tem novidades

Os produtores de gado bovino no estado do Rio de Janeiro têm até o dia 30 de novembro para imunizar o rebanho contra a febre aftosa na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa deste ano, que foi aberta no último dia 1º. O estado do Rio de Janeiro está há 15 anos sem nenhum registro da doença graças as campanhas de vacinação.

Para esta etapa, a campanha teve uma mudança na estratégia de imunização: poderão ser vacinados apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. No entanto, na primeira etapa da vacinação de 2013, que será realizada em maio, o produtor deverá vacinar novamente todos os animais, em qualquer idade. A medida foi autorizada pelo Ministério da Agricultura e atende à reivindicação dos pecuaristas fluminenses.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os animais de casco fendido (bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres). A vacinação é realizada somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos (exceto na segunda etapa deste ano, agora, em novembro). É muito importante a participação de todos nesta campanha.

Os criadores tem que vacinar os animais e assim contribuir para erradicar de vez esta doença. Após vacinar o rebanho, o produtor deverá entregar a declaração de vacinação ao Núcleo Regional de Defesa Agropecuária ou ao Sindicato Rural de seu município. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição das vacinas, comprovando a imunização de seus animais. Esse procedimento deve ser feito até o quinto dia útil após o encerramento da campanha, em 7 de dezembro.

Quem não declarar a vacinação estará sujeito a receber auto de infração, ter a propriedade interditada, ser multado em até 20 mil Ufirs, além de arcar com o pagamento da taxa de duas Ufirs por animal não vacinado. As dúvidas podem ser esclarecidas com o Núcleo Regional de Defesa Agropecuária, que fica no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro—(22) 2551-1673 e (22) 2551-1395.

Por conta dessa campanha, que ocorre duas vezes por ano —maio e novembro—, o Estado do Rio tem conseguido se manter, há 15 anos, como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, título concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Segundo Rodrigo Vollú, o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela OIE.

Conforme informações da Defesa Sanitária Estadual, os últimos casos de febre aftosa registrados no estado do Rio de Janeiro foram em 1997, em Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense, e em Magé, na Baixada Fluminense.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-aftosa-tem-novidades/