2ª campanha de devolução de embalagens de agrotóxicos será dia 28 de novembro

A Prefeitura de Trajano de Moraes, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação, e a Emater-Rio local, estão preparando uma super campanha de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos que abrangerá todo o município. A meta principal será estimular o produtor a devolver as embalagens vazias, atendendo assim as determinações das leis que regulamentam o uso e evitar práticas que podem prejudicar a saúde do trabalhador rural, do consumidor e a contaminação do meio ambiente.

Segundo o prefeito Carlinhos Gomes, o município é um produtor em alta escala de produtos que servem a mesa dos consumidores no estado e que a maioria dos produtores usam agrotóxicos. As embalagens vazias são um problema, uma vez que os postos de recebimentos estão distantes, nos CEASA e em outros municípios, e com a realização do dia “D” de coletas pelo município, facilita os produtores a se livrarem de forma correta dessas embalagens.

Em Trajano de Moraes, o dia de coleta no município será 28 de novembro, onde profissionais da área estarão se mobilizando e conscientizando os produtores com cursos, palestras e reuniões. Também haverá pontos de devolução em todas as comunidades com caminhões próprios recolhendo as embalagens vazias.

Esta iniciativa da Prefeitura com a Emater-Rio tem o apoio da Associações de Produtores Rurais, do Sindicato Rural e de empresas de vendas de agrotóxicos.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/2-campanha-de-devolucao-de-embalagens-de-agrotoxicos-sera-dia-28-de-novembro/