CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL EM TRAJANO DE MORAES TERÁ INÍCIO NESTE SÁBADO, DIA 25, COM A REALIZAÇÃO DO DIA D

Foto Divulgação

A Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021 neste sábado, dia 25, entre 9h e 16h, no 1º distrito. A equipe da Vigilância em Saúde imunizará cães e gatos no posto fixo que será montado na Praça Nilo Peçanha, centro.

Durante toda a campanha, serão vários postos de vacinação, entre volantes e fixos, esquematizados até que todas as localidades sejam atendidas. Aguardem os calendários da sua localidade.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%. Esta campanha é uma questão de Saúde Pública, com o objetivo de proteger os animais de estimação da nossa cidade. No início de maio deste ano, foi diagnosticado um caso de raiva no Estado do Rio de Janeiro, após mais de 20 anos. O cachorro era de Duque de Caxias. Este caso foi um alerta para os donos de cães e gatos, que passaram a se preocupar mais e procurar pela vacina contra a doença.
Para evitar transtornos nas imediações dos postos, conforme instruções da Vigilância em Saúde, os animais devem ser devidamente conduzidos com guias e coleiras correspondentes aos seus portes. Os animais mais ferozes devem ser levados com focinheira. Já os gatos devem ser transportados em caixas ou gaiolas, visando coibir fugas e ataques de outros animais.
Todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também devem ser respeitados, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por apenas uma pessoa, para que não haja aglomerações.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal-2021-sera-realizada-em-trajano-de-moraes-neste-sabado-dia-25/