Café na Comunidade marca abertura do Outubro Rosa em Trajano

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Na tarde da última quarta-feira, dia 1º de Outubro, autoridades municipais, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil se uniram em prol de uma mesma causa no 5º distrito do município de Trajano de Moraes. Muitas mulheres vestidas de branco e rosa e acompanhadas pela primeira dama Rejane Gomes, secretário de Saúde Wágner Klayn Freire e funcionárias da saúde, tiveram como objetivo abrir a campanha Outubro Rosa e  mostrar a solidariedade do município às vítimas do câncer de mama e de útero e chamar a atenção de todos para estas doenças, maiores causas de óbitos em mulheres de todo o mundo.

Presente e antes de iniciar o projeto social Café na Comunidade, em Sodrelândia,  o prefeito Carlinhos Gomes, sensível com a causa, disse que  apoia transportes de mulheres que precisam se deslocar às cidades vizinhas para realizar a mamografia, exame de alta complexidade capaz de detectar o câncer de mama.

Para a profissional  de saúde Michele Campos, que usou da palavra, representando as autoridades presentes, disse no lançamento da campanha nacional de combate ao câncer de mama,  que atitudes simples podem salvar vidas, como o auto-exame,  que todas as mulheres devem realizar exames preventivos e que no caso de dúvidas devem procurar um posto médico mais perto de sua residência, onde citou que em Trajano de Moraes, os P.S. Fs tem profissionais preparados para todos os esclarecimentos. “ O sintoma mais comum de Câncer de Mama é o aparecimento de um caroço, portanto é muito importante ir sempre em um médico.” Alertou Michele, informando que no mês de Outubro todas as unidades de saúde realizarão coletas de exames preventivos.

Participaram ainda do início da campanha Outubro Rosa, secretários municipais, membros da Emater/Local, os vereadores Isaias Nogueira, Celso Bechara, Hélio Luiz, vice prefeito Omair Diniz,  prefeito Carlinhos e esposa Rejane Gomes além dos médicos cubanos Marlen Quintana, Magalis Shanches, Armando Tavares e Yury Rene Rodrigues, além de muitas moradores do distrito de Sodrelândia, do quinto distrito trajanense.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cafe-na-comunidade-marca-abertura-do-outubro-rosa-em-trajano/