CABO DE TELEFONIA SE ROMPE EM VISCONDE E DEFESA CIVIL É ACIONADA PARA SINALIZAR LOCAL

A Defesa Civil e a Guarda Municipal de Trajano de Moraes foram mais uma vez acionada na tarde desta quarta-feira (30). Desta vez foi para sinalizar um cabo da rede de telefonia que presta serviços na região. Ele se rompeu com a passagem de um caminhão, segundo relato de moradores. O acidente foi na chegada do distrito de Visconde de Imbé, acesso pela Rodovia Estadual – RJ-174.

Por se tratar de um cabo de telefonia, ele não oferecia riscos, mas atrapalhava a passagem de pessoas e o tráfego de veículos no local. De acordo com o Guarda Municipal Adilson Vieira, o local foi prontamente sinalizado e uma viatura acionada para resguardar a área afetada. “Nossa preocupação era que alguém se machucasse, apesar de sabermos que o cabo não oferecia riscos de vida as pessoas. Mas é sempre bom evitar”, disse o agente.

Esse tipo de situação não comum nos bairros da cidade. “Os fios soltos representam perigo às pessoas devido ao risco de choques e outros acidentes, quando de alta tensão. Nesse caso, como agir quando se deparar com o problema? Quem se deve acionar? Essas são uma das dúvidas que a população tem, e por isso sempre procuram a Guarda Municipal ou a Defesa Civil”, explicou Adilson.

Em outras situações, a orientação é caso esteja passando no momento da queda do fio, se for possível desvie do local, caso contrário coloque um pé sobre o outro e permaneça dessa forma para evitar choque elétrico por tensão de passo até receber socorro, orientou.

Se um fio partido cair sobre o carro, por exemplo, a concessionária orienta que os ocupantes não desçam do mesmo, porque “a estrutura de aço do veículo funcionará como ‘gaiola’, mantendo a energia em seu exterior, isolando a parte interna do veiculo”. Além disso, as pessoas não devem tocar nas partes metálicas do automóvel. A recomendação é acionar a empresa e o Corpo de Bombeiros e aguardar a liberação para sair do carro. “Se estive fora do carro, não toque nele e não tente entrar. Sinalize o local com galhos ou com uma corda”, conclui Adilson.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cabo-de-telefonia-se-rompe-em-visconde-e-defesa-civil-e-acionada/