ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO PARTICIPA DE REUNIÃO DO ID JOVEM EM MACUCO

O Estatuto da Juventude completou quatro anos neste sábado (5) e, ainda hoje, traz benefícios para os jovens brasileiros de 15 a 29 anos, em especial os que fazem parte da população de baixa renda. Uma das novidades que o texto trouxe para a juventude é o direito à gratuidade e descontos em viagens interestaduais e eventos culturais ou esportivos. Uma forma de garantir esse direito é o documento digital ID Jovem.

E por conta dessas duas letrinhas que vai significar muito para a juventude de Trajano de Moraes, a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Esteves Viana, participou da reunião do ID Jovem na cidade de Macuco. Além do município sede, participaram também representantes de Cantagalo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. O encontro foi no Pavilhão da Terceira Idade, no bairro da Reta.

A Caravana do Programa ID Jovem, foi a responsável por envolver a reunião. Participaram também pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Durante a apresentação, eles conheceram o programa que vai beneficiar a juventude. De acordo com Juliana Esteves Viana, a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que vai possibilitar acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

A ID Jovem é destinada aos jovens pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Regulamentada em outubro de 2015, a ID Jovem se tornou realidade em dezembro de 2016, após amplo debate entre o governo federal e setores da sociedade civil.

Para a emissão é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/assistencia-social-de-trajano-participa-de-reuniao-do-id-jovem-em-macuco/

Pular para o conteúdo