ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO CONCLUI O CURSO TECNOLOGIA E ELABORAÇÃO DE DOCE EM MASSA EM PARCERIA COM A EMATER

Para chegar ao ponto de barra, as trajanenses que participaram da finalização do curso de Tecnologia e Elaboração de Doce em Massa, em Visconde de Imbé, tiveram que mexer muito a colher na panela, em fogo baixo. É que até chegar ao ponto exato de corte, o processo é longo e exige muita atenção principalmente na hora de dosar os itens. Essas, e outras técnicas as alunas aprenderam em dois dias de aulas ministrados pela instrutora da Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Vanessa Cristina de Paula Lage.

O objetivo, segundo a secretária da pasta, Juliana Esteves Viana, é que o curso possa ajudar as futuras doceiras a gerar novos conhecimentos teóricos e práticos, e uma possibilidade de futura geração de renda. Como o município de Trajano de Moraes, está entre um dos maiores produtores de banana no Estado, a instrutora ensinou também o processamento que possibilita um melhor aproveitamento da fruta.

“Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Viana, por sempre apoiar ações desta natureza, e dizer que agora as participantes, agora podem começar a se reinventar com os doces para o consumo doméstico. Elas já estão preparadas até para ampliar a renda familiar vendendo. Terminamos essa etapa com o gostinho de continuar os treinamentos. E para isso já anuncio que nosso próximo passo será ensinar a fazer massa de pão caseiro”, explicou.

O curso mostrou e revelou alguns segredos da produção de doces de banana, ensinando o ponto exato, a quantidade de fruta, açúcar e os cuidados com a embalagem e a conservação. A instrutora Vanessa Cristina de Paula Lage, também ensinou a usar a dose certa do suco de limão natural, no controle da acidez.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/assistencia-social-de-trajano-conclui-o-curso-tecnologia-e-elaboracao-de-doce-em-massa-em-parceria-com-a-emater/