ARQUITETA NIVIA XIMENES APRESENTA PROJETO MODERNO AO PREFEITO DE TRAJANO, RODRIGO VIANA

Por Douglas Smmithy

Que a arquitetura ajuda a construir uma cidade com uma memória afetiva, com qualidade de vida, e moderna isso não se põe em dúvida! E para que o município de Trajano de Moraes ganhe nas futuras obras, projetos que resgatem a história, mas que tenham mais cor, designer, estilo e enquadramento em sua arquitetura, o prefeito Rodrigo Viana tomou conhecimento de trabalhos que podem mudar o paisagismo na cidade, sem perder a história. A arquiteta Nivia Ximenes fez uma leve apresentação do trabalho inovador, que poderá ganhar notoriedade também nos futuros projetos elaborados pela prefeitura.

Participou também da reunião, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo e de Transparência e Comunicação Social, Tiago Luiz Pecly Bueno, e o subsecretário municipal de Turismo, Jhonata Diniz Moraes, o TATA. Nivia Ximenes explicou que uma cidade bem planejada é pensada para as pessoas. Nela, o carro perde protagonismo, e o transporte público e os espaços comuns como as praças, por exemplo, são mais valorizados, e passam a contar com núcleos compactos e multifuncionais.

“Trajano de Moraes tem em sua história construções antigas e de grande valor cultural. Quando se fala em modernidade logo pensamos em algo exorbitante, mas não, podemos sim fazer o moderno dentro do clássico e do antigo. E para isso serve o trabalho de profissionais como a nossa amiga Nivia Ximenes. Vou citar como exemplo, que tradicionalmente, o Brasil não tem um histórico de planejamento urbano muito bem definido, exceto de alguns casos, como Brasília, que é emblemático”, citou o prefeito.

Ativar espaços públicos, implementar áreas de lazer, aumentar o tamanho das calçadas, diminuir a presença do carro, entre outros, são ações que podem ser implementadas para colocar Trajano de Moraes em movimento, e oferecer mais qualidade de vida à população. Vale lembrar que o município é na região, um dos que mais tem presença exata do verde, ou seja, a cidade mantém espaços onde se estabelece uma conexão com a natureza muito próximo as pessoas.

“Observo que a maioria das pessoas, seja aqui em Trajano ou nos grandes centros urbanos, está muito incomodada com o ambiente em que vive. Vivemos em uma cidade, onde a Floresta Estadual Jozé Zago é logo ali no bairro da Represa e é um excelente local de lazer. Quando subimos mais a serra, nos deparamos com a construção antiga dos casarões e das fazendas. Quando bem elaborado, esses locais costumam melhorar os níveis de bem-estar nas atividades diárias dos trajanenses”, observou o secretário Tiago Pecly.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/arquiteta-nivia-ximenes-apresenta-projeto-moderno-ao-prefeito-de-trajano-rodrigo-viana/